Validação Experimental de uma Microrrede com Controle Centralizado e Despachável

Authors

  • Danilo I. Brandao Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, Brasil
  • José A. Pomilio Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, Brasil
  • Fernando P. Marafão Universidade Estadual Paulista, Sorocaba – SP, Brasil
  • Augusto M. S. Alonso Universidade Estadual Paulista, Sorocaba – SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2018.3.2779

Abstract

Baseado em uma arquitetura centralizada e despachável, este trabalho demonstra que é possível operar uma microrrede sob condições de ilhamento ou interconexão, de forma resiliente e confiável, sem que seja necessário conhecimento prévio de características da rede ou técnicas de sincronização. A implementação da microrrede baseia-se em uma metodologia de controle ordenador/subordinado (mestre/escravo), na qual a coordenação de agentes (i.e., geradores distribuídos) é determinada pelo algoritmo power-based control, apenas requerendo um canal de comunicação de baixa taxa de transmissão. Por meio de um protótipo experimental, comprova-se a viabilidade da proposta na operação do sistema, com uniforme contribuição de potência entre seus agentes distribuídos, durante interconexão, ilhamento intencional,
ilhamento não intencional, falha de comunicação e transições entre modos de operação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danilo I. Brandao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, Brasil

nascido em 1986, em São Gonçalo do Sapucaí (MG), é engenheiro de controle e automação pela UNESP/Sorocaba, 2011. Mestrado e doutorado em engenharia elétrica pela UNESP/Bauru (2013) e pela UNICAMP (2015), respectivamente. Atuou como pesquisador visitante na Colorado School of Mines, EUA, em 2009 e 2013 e na Università degli Studi di Padova, Itália, em 2014. Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). Suas áreas de interesse são: filtro ativo potência, estratégias de compensação seletiva, qualidade de energia elétrica, geração distribuída, microrrede.

José A. Pomilio, Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, Brasil

nascido em 06/05/1960, em Jundiaí-SP, é engenheiro eletricista (1983), mestre (1986) e doutor (1991) em Eng. Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. De 1988 a 1991 foi chefe do grupo de eletrônica de potência do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Realizou estágios de pós-doutoramento junto à Universidade de Pádua (1993/1994 e 2015) e à Terceira Universidade de Roma (2003), ambas na Itália. Foi presidente da SOBRAEP e membro de diversas diretorias desta entidade. Foi coordenador do Comitê de Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas da SBA (duas gestões) e membro eleito do Conselho Superior desta Sociedade por dois mandatos. Foi membro do comitê administrativo da IEEE Power Electronics Society por quatro anos. É editor associado da Transactions on Power Electronics (IEEE) desde 2003. Foi editor de Eletrônica de Potência, publicação científica da SOBRAEP e de Advances in Power Electronics (Hindawi Publ. Co.). É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, onde trabalha desde 1984. Foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica de 2007 a 2011 e diretor da FEEC entre 2011 e 2015. Membro da SOBRAEP, SBA, ABENGE, SBPC, IEEE (Senior Member).

Fernando P. Marafão, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba – SP, Brasil

natural de José Bonifácio (SP) é graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP/Bauru (1998), com mestrado (2000) e doutorado pela UNICAMP (2004). Em 2002 e 2013 foi pesquisador visitante na Universidade de Padova (Itália) e na Colorado School of Mines (EUA), respectivamente. Atualmente, é professor associado na UNESP/Sorocaba, onde coordenou o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação de 2010 a 2012 e o Grupo de Automação e Sistemas Integráveis (GASI) entre 2007 e 2011 e de 2014 a 2016. Dr. Marafão é membro da SOBRAEP, SBA e do IEEE. Suas principais áreas de interesse são micro geração distribuída de energia, energias renováveis, técnicas de análise e controle para redes inteligentes de energia e teorias de potência para circuitos elétricos modernos.

Augusto M. S. Alonso, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba – SP, Brasil

nascido em 01/07/1990 em São Carlos-SP, possui graduação sanduíche em Engenharia de Controle e Automação (2014) pela Universidade Federal de Ouro Preto e University of New Mexico (EUA), sendo também mestre em Engenharia Elétrica pela UNESP/Bauru (2018). Durante 2015 atuou como engenheiro de P&D na Whirlpool Latin America, sendo bolsista CNPq do programa InovaTalentos/IEL. Atualmente é doutorando em Engenharia Elétrica na UNESP/Bauru, bolsista FAPESP, e tem como áreas de interesse: conversores multifuncionais, controle cooperativo, qualidade de energia e regulamentação energética.

Published

2018-09-30

How to Cite

[1]
D. I. Brandao, J. A. Pomilio, F. P. Marafão, and A. M. S. Alonso, “Validação Experimental de uma Microrrede com Controle Centralizado e Despachável”, Eletrônica de Potência, vol. 23, no. 3, pp. 281–291, Sep. 2018.

Issue

Section

Original Papers