Controlador Robusto Quasi-Deadbeat e Relaxações com Aplicação em Inversores Conectados à Rede

Authors

  • Caio R. D. Osório Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil
  • Gustavo G. Koch Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil
  • Lucas C. Borin Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil
  • Iury Cleveston Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil
  • Vinícius F. Montagner Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2018.3.2787

Abstract

Este trabalho apresenta o projeto de um controlador robusto de corrente por realimentação de estados baseado em desigualdades matriciais lineares, conduzindo a um conjunto de ganhos fixos capaz de garantir a alocação dos polos de malha fechada em um círculo de raio mínimo, centrado na origem e contido no círculo de raio unitário (controlador robusto quasi-deadbeat). Para aplicações em conversores conectados à rede, o procedimento de projeto proposto produz resultados ilustrando que relaxações a partir do controlador robusto quasi-deadbeat garantem estabilidade e bom desempenho para uma faixa de incertezas e para variações nos parâmetros da rede e do filtro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caio R. D. Osório, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

engenheiro eletricista (2015) e mestre em Engenharia Elétrica (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, onde atualmente realiza seu doutoramento. Suas áreas de interesse são: controle aplicado à eletrônica de potência e controle robusto.

Gustavo G. Koch, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

engenheiro eletricista (2013) e mestre em Engenharia Elétrica (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, onde atualmente realiza seu doutoramento. Suas áreas de interesse são: controle aplicado e controle robusto.

Lucas C. Borin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

graduando em Engenharia de Computação (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil. Suas áreas de interesse são: microeletrônica e controle aplicado.

Iury Cleveston, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

graduando em Engenharia de Computação (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil. Em 2015, passou um período como intercambista na Kettering University, EUA. Suas áreas de interesse são: inteligência artificial e mineração de dados.

Vinícius F. Montagner, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

possui graduação (1996) e mestrado (2000) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Engenharia Elétrica (2005) e pós-doutorado (2006) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Maria. Suas áreas de interesse incluem: estabilidade robusta, controle de sistemas incertos, otimização e controle aplicado.

Published

2018-09-30

How to Cite

[1]
C. R. D. Osório, G. G. Koch, L. C. Borin, I. Cleveston, and V. F. Montagner, “Controlador Robusto Quasi-Deadbeat e Relaxações com Aplicação em Inversores Conectados à Rede”, Eletrônica de Potência, vol. 23, no. 3, pp. 320–329, Sep. 2018.

Issue

Section

Original Papers