Controle Preditivo Baseado em Modelo para Sistema Eólico Empregando Gerador de Indução Gaiola de Esquilo

Authors

  • Angelo S. Lunardi Universidade Federal do ABC, Santo André - SP, Brasil
  • Alfeu J. Sguarezi Filho Universidade Federal do ABC, Santo André - SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2018.3.2788

Keywords:

Controle Direto de Torque, Controle Preditivo, energia eólica, Gerador de Indução Gaiola de Esquilo

Abstract

Este artigo propõe um controlador preditivo baseado em um modelo aplicado no gerador de indução de gaiola de esquilo usando um controle direto de torque. O sistema é composto por um gerador, que é conectado à rede de energia através de um conversor back-to-back. O conversor conectado à rede emprega a técnica de controle preditivo direto de potência. Sendo assim, é possível controlar a potência ativa e reativa que será injetada na rede. O controlador preditivo não necessita de sintonia e possui menor complexidade de implementação. Em ambos os casos, o controlador preditivo seleciona o vetor ótimo a ser aplicado no conversor do gerador ou no conversor da rede elétrica através da minimização de uma função custo, de forma que as referências sejam atendidas. Os resultados experimentais mostrarão o desempenho do controlador preditivo proposto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angelo S. Lunardi, Universidade Federal do ABC, Santo André - SP, Brasil

nascido em 28/07/1991 em Santo André-São Paulo. Recebeu seu Bacharel em engenharia Eletrônica em 2015 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, onde durante o curso realizou trabalhos científicos inclusive uma iniciação científica em 2013 com foco em simulação computacional e controle multivariável, recebeu em 2017 o título de mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do ABC. Atualmente bolsista pela CAPES e estudante no Doutorado em Engenharia elétrica pela Universidade de São paulo, com pesquisa aplicada à geração de energia eólica com máquinas de indução gaiola de esquilo e técnicas de controle aplicado.

Alfeu J. Sguarezi Filho, Universidade Federal do ABC, Santo André - SP, Brasil

Recebeu seu mestrado e seu Doutorado pela Universidade de Campinas no Brasil, respectivamente em 2007 e 2010. É professor da Universidade Federal do ABC - UFABC, em Santo André, Brasil, lecionando nas áreas de Máquinas Elétricas, Eletrônica de Potência e Acionamentos Elétricos. Membro Sênior da IEEE. Seus interesses de pesquisa são acionamentos de máquinas, energia eólica e fotovoltaica, geradores de indução alimentados duplamente, controle de energia e sistemas de energia elétrica.

Published

2018-09-30

How to Cite

[1]
A. S. Lunardi and A. J. S. Filho, “Controle Preditivo Baseado em Modelo para Sistema Eólico Empregando Gerador de Indução Gaiola de Esquilo”, Eletrônica de Potência, vol. 23, no. 3, pp. 330–338, Sep. 2018.

Issue

Section

Original Papers