Avaliação Experimental de Projeto de Controlador Robusto Via Análise Intervalar Aplicado a um Conversor de Potência CC-CC Buck

Authors

  • Renan L. P. Medeiros Universidade Federal do Amazonas, Manaus – AM, Brasil
  • Duaymy B. R. Góes Universidade Federal do Pará, Belém – PA, Brasil
  • Florindo A. C. Ayres Jr Universidade Federal do Amazonas, Manaus – AM, Brasil
  • Walter Barra Jr. Universidade Federal do Pará, Belém – PA, Brasil
  • Cleonor C. das Neves Instituto Federal do Amazonas, Manaus – AM, Brasil
  • Erick M. Rocha Universidade Federal do Pará, Belém – PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2018.3.2792

Keywords:

Análise intervalar de incertezas paramétricas, Controlador PI/PID digital, Controlador Robusto, Conversor CC-CC Buck, Incertezas paramétricas

Abstract

Neste trabalho é apresentada uma metodologia de projeto de controladores robusto com estrutura PI/PID, em seguida é realizada uma avaliação experimental aplicada a um conversor de potência CC-CC do tipo Buck. A estratégia de projeto de controladores é baseada em análise intervalar, considerando a variação de parâmetros do sistema, dentro de uma determinada região de incertezas. Tais incertezas podem ser decorrentes de erros de modelagem, variações no ponto de operação do sistema ou variações nos valores dos componentes do sistema. O projeto do controlador é baseado em uma extensão intervalar da técnica de alocação de polos, seu desempenho foi avaliado experimentalmente, submetendo-se o sistema a variações do ponto de operação, em decorrência de variações dos parâmetros do conversor Buck. Os resultados experimentais demonstraram que a metodologia robusta proposta, obteve um desempenho superior a metodologia clássica, quando o sistema é submetido a variações paramétricas, dentro da região de incertezas previamente definida pelo projetista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renan L. P. Medeiros, Universidade Federal do Amazonas, Manaus – AM, Brasil

recebeu o título de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2013, e de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela UFPA em 2014 e 2018, respectivamente. Desde 2016 é professor adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) onde participou da fundação do Grupo de pesquisa e-CONTROLS. Seus interesses incluem modelagem e controle de conversores de potência, controle robusto, controle multivariável robusto, automação e controle de processos industriais, modelagem e controle aplicado a sistemas elétricos de potência e microgrids.

Duaymy B. R. Góes, Universidade Federal do Pará, Belém – PA, Brasil

recebeu o título de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2017, Seus interesses incluem modelagem e controle de conversores de potência, controle robusto.

Florindo A. C. Ayres Jr, Universidade Federal do Amazonas, Manaus – AM, Brasil

recebeu o título de Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2013 e 2014, respectivamente. Desde 2017 é professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) onde participa do Grupo de pesquisa e-CONTROLS. Seus interesses incluem modelagem e controle de conversores de potência, automação e controle de processos industriais, controle robusto, controle de ordem fracionária, dinâmica e controle aplicado a sistemas elétricos de potência.

Walter Barra Jr., Universidade Federal do Pará, Belém – PA, Brasil

recebeu o título de Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1991, 1997 e 2001, respectivamente. Atualmente é professor associado na Universidade Federal do Pará (UFPA). Seus interesses incluem modelagem e controle de sistemas elétrico de potência, automação e controle de processos industriais, controle robusto, dinâmica e controle aplicado a sistemas elétricos de potência, controle robusto.

Cleonor C. das Neves, Instituto Federal do Amazonas, Manaus – AM, Brasil

possui formação em matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1997, recebeu o título de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Amazonas em 2010 e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2011. Atualmente é professor no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), é membro sênior do IEEE e da SBA, participa do Grupo de pesquisa e-CONTROLS. Seus interesses incluem modelagem e controle de conversores de potência, automação e controle de processos industriais, controle robusto, dinâmica e controle aplicado a sistemas elétricos de potência.

Erick M. Rocha, Universidade Federal do Pará, Belém – PA, Brasil

recebeu o título de Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2010 e 2012, respectivamente. Seus interesses incluem modelagem e controle de conversores de potência, automação e controle de processos industriais, controle robusto, controle aplicado a sistemas elétricos de potência, detecção e diagnóstico de faltas.

Published

2018-09-30

How to Cite

[1]
R. L. P. Medeiros, D. B. R. Góes, F. A. C. A. Jr, W. B. Jr., C. C. das Neves, and E. M. Rocha, “Avaliação Experimental de Projeto de Controlador Robusto Via Análise Intervalar Aplicado a um Conversor de Potência CC-CC Buck”, Eletrônica de Potência, vol. 23, no. 3, pp. 360–370, Sep. 2018.

Issue

Section

Original Papers