Análise de Viabilidade para Implantação de Subestações Inversoras em Sistemas de Tração Metroviários para Aumento da Eficiência Energética
DOI:
https://doi.org/10.18618/REP.2023.2.0002Keywords:
Eficiência Energética, frenagem regenerativa, Simulação Computacional, Subestação Inversora, Tração ElétricaAbstract
Este artigo apresenta o estudo sobre a viabilidade técnico-econômica da implantação de uma subestação inversora em paralelo com a subestação retificadora unidirecional existente no sistema de tração. Para comprovar a viabilidade do projeto, neste trabalho é feita uma breve introdução à aplicação da tecnologia de subestações inversoras conectadas à rede de energia do metrô de São Paulo para permitir a recuperação de energia do sistema de tração corrente contínua (CC), a revisão de três concepções possíveis de serem aplicadas ao projeto e a modelagem com a simulação da redução de energia com aplicação da subestação inversora. Os objetivos desta proposta são aumentar a eficiência energética em sistemas metroviários alimentados em CC, suprimir os problemas ocorridos em outras implementações de subestações inversoras no Brasil e regular o nível de tensão no sistema de distribuição de energia para os trens.
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