Análise de Viabilidade para Implantação de Subestações Inversoras em Sistemas de Tração Metroviários para Aumento da Eficiência Energética

Authors

  • Sergio Luiz Pereira Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), São Paulo – SP, Brasil
  • Ruan Streitenberger Guedes Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), São Paulo – SP, Brasil
  • Carlos Alberto de Sousa Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), São Paulo – SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2023.2.0002

Keywords:

Eficiência Energética, frenagem regenerativa, Simulação Computacional, Subestação Inversora, Tração Elétrica

Abstract

Este artigo apresenta o estudo sobre a viabilidade técnico-econômica da implantação de uma subestação inversora em paralelo com a subestação retificadora unidirecional existente no sistema de tração. Para comprovar a viabilidade do projeto, neste trabalho é feita uma breve introdução à aplicação da tecnologia de subestações inversoras conectadas à rede de energia do metrô de São Paulo para permitir a recuperação de energia do sistema de tração corrente contínua (CC), a revisão de três concepções possíveis de serem aplicadas ao projeto e a modelagem com a simulação da redução de energia com aplicação da subestação inversora. Os objetivos desta proposta são aumentar a eficiência energética em sistemas metroviários alimentados em CC, suprimir os problemas ocorridos em outras implementações de subestações inversoras no Brasil e regular o nível de tensão no sistema de distribuição de energia para os trens.

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Author Biographies

Sergio Luiz Pereira, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), São Paulo – SP, Brasil

Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo em 1982. Em 1988, obteve o título de M.Sc. em Systems Robotics and Application pela Coventry University (Inglaterra). Concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica em 1995 na Escola Politécnica da USP – EPUSP. É professor da EPUSP e orientador de alunos de graduação, de mestrado e de doutorado. É também professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor da BSP – Business School São Paulo. É consultor de automação industrial, trabalhou em diversos projetos como coordenador de curso de engenharia.

Ruan Streitenberger Guedes, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), São Paulo – SP, Brasil

Engenheiro Eletricista pela Faculdade Cidade de São Paulo em 2013. Em 2020, conclui Pós-Graduação em Eficiência Energética pelo SENAI-SP, com módulo de extensão na RWTH, em Aachen na Alemanha. Trabalhou nas áreas de manutenção de material rodante e projetos na Companhia do Metropolitano de São Paulo, onde, atualmente, é Engenheiro Especializado na Engenharia de Manutenção. Cursa, no momento presente, mestrado em Engenharia Elétrica na área de concentração de Sistemas de Potência na Escola Politécnica da USP – EPUSP.

Carlos Alberto de Sousa, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), São Paulo – SP, Brasil

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC em 2001. Em 2004, formou-se especialista em Engenharia de Segurança do trabalho na Universidade Paulista. Em 2007 formou-se especialista em Automação Industrial pelo PECE-USP. Em 2010 obteve o título de mestrado na Escola Politécnica da USP – EPUSP. Concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica em 2015 na Escola Politécnica da USP – EPUSP. Trabalha como engenheiro na Companhia do Metrô de São Paulo.

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Published

2023-06-02

How to Cite

[1]
S. L. Pereira, R. S. Guedes, and C. A. de Sousa, “Análise de Viabilidade para Implantação de Subestações Inversoras em Sistemas de Tração Metroviários para Aumento da Eficiência Energética”, Eletrônica de Potência, vol. 28, no. 2, pp. 174–182, Jun. 2023.

Issue

Section

Original Papers