Projeto de Filtro LC para Volume Mínimo Considerando as Perdas no Conversor e os Tempos de Vida dos Capacitores Aplicado a uma UPS de Dupla Conversão

Authors

Keywords:

Filtro LC, Modelagem de perdas, Tempo de vida, Volume

Abstract

Este trabalho apresenta uma metodologia de projeto de filtros LC analisando o seu impacto no conversor. Leva-se em consideração as perdas e o volume do filtro, as perdas e o volume do conversor, e a vida útil dos capacitores. A metodologia é baseada na execução do dimensionamento físico (part numbers, volume) e estimativa das perdas em cada parte do sistema, empregando modelos analíticos validados experimentalmente. A partir de um perfil de missão e das perdas nos capacitores, a vida útil é estimada para os capacitores dos filtros LC e barramento CC do conversor. O projeto é otimizado em função das perdas no sistema, volume total, e vida útil dos capacitores. Apontam-se os benefícios da priorização de cada uma destas métricas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro C. Bolsi, Universidade Federal da Bahia, Salvador – BA, Brasil

formou-se mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é aluno de doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Universidade Federal da Bahia, atuando no Grupo de Pesquisa em Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e no Laboratório de Eficiência Energética (LABEFEA). Os interesses de pesquisa incluem projeto e otimização de eletrônica de potência, modelagem de componentes magnéticos, baterias e projeto de filtros.

Edemar O. Prado, Universidade Federal da Bahia, Salvador – BA, Brasil

possui graduação (2018) e mestrado (2020) em Engenharia Elétrica. Atualmente está trabalha em seu doutorado no laboratório do Grupo de Pesquisa em Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e no laboratório de Eficiência Energética (LABEFEA). Os interesses de pesquisa incluem eletrônica de potência, análise física de semicondutores e sistema de transferência de calor (projetos térmicos)

João M. Lenz, Universidade Federal da Integração Latino-Americana – PR, Brasil

recebeu o grau de bacharel (2013), mestre (2015) e doutor (2019) em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria. Entre 2018 e 2019 foi pesquisador visitante no Centre of Reliable Power Electronics (CORPE) da Aalborg University, Dinamarca. De 2020 a 2023 foi professor adjunto da UNIJUÍ, e atualmente é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É pesquisador do Grupo de Controle e Automação Industrial (GAIC) e do Grupo de Controle e Eletrônica de Potência (GEPOC). Conduz pesquisas sobre energia fotovoltaica, eletrônica de potência em redes inteligentes, confiabilidade em eletrônica de potência e projeto otimizado de conversores estáticos.

Hamiltom C. Sartori, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

possui mestrado (2009), doutorado (2013) e pós-doutorado (2016) em Engenharia Elétrica, obtidos na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor Adjunto de Departamento de Processamento de Energia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de eletrônica de potência, atuando principalmente nas áreas de projetos otimizados de conversores estáticos, conversores de alto ganho, projetos de componentes magnéticos, semicondutores de potência, sensoriamento e compatibilidade eletromagnética (EMI).

José Renes Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

recebeu o bacharel, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, em 1981, 1984 e 1994, respectivamente, todos em engenharia elétrica. Desde 1985 é professor da Universidade Federal de Santa Maria, onde, em 1987, fundou o Grupo de Pesquisa em Eletrônica de Potência e Controle. De 2001 a 2002, trabalhou no Center for Power Electronics Systems, Virginia Polytechnic Institute e State University (Virginia Tech), Blacksburg. Ele é autor de mais de 200 artigos técnicos publicados em anais de conferências e periódicos.

Published

2023-12-31

How to Cite

[1]
P. C. Bolsi, E. O. Prado, J. M. Lenz, H. C. Sartori, and J. R. Pinheiro, “Projeto de Filtro LC para Volume Mínimo Considerando as Perdas no Conversor e os Tempos de Vida dos Capacitores Aplicado a uma UPS de Dupla Conversão”, Revista Eletrônica de Potência, vol. 28, no. 4, pp. 337–348, Dec. 2023.

Issue

Section

Papers