Estudo comparativo de sistemas metroviários para aumento da eficiência energética das subestações de tração

Authors

  • Sergio Luiz Pereira Departamento de Engenharia de Energia e Automação - PEA, São Paulo - SP, Brasil
  • Carlos Alberto de Sousa Departamento de Engenharia de Energia e Automação - PEA, São Paulo - SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2016.1.2557

Keywords:

algoritmos genético, armazenadores capacitivos, Eficiência Energética, frenagem regenerativa, Metrô, subestação retificadora

Abstract

Reaproveitar a energia da frenagem regenerativa produzida pelos trens de um sistema metroviários é essencial para o aumento da eficiência energética do sistema, mas de difícil aplicação no metrô de São Paulo devido ao pequeno intervalo entre composições e as partidas e frenagens frequentes. Este artigo fornece uma avaliação abrangente e comparação das soluções atualmente disponíveis para a recuperação e gestão adequada da energia da frenagem regenerativa no transporte metroviário. Neste artigo são comparadas as diferentes estratégias existentes atualmente para aumentar o aproveitamento da energia regenerada da frenagem dos trens, como o armazenamento de energia em baterias estacionária ou em supercapacitores, a utilização de subestações inversoras recuperadoras de energia como forma de devolver o excedente de energia regenerada para a rede de distribuição e implementação de algoritmo genético.

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Author Biographies

Sergio Luiz Pereira, Departamento de Engenharia de Energia e Automação - PEA, São Paulo - SP, Brasil

, nascido em São Paulo – SP - Brasil em 1955, graduou -se Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo em 1982. Em 1988, obteve o título de M.Sc. em Systems Robotics and Application pela Coventry University (Inglaterra). Concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica em 1995 na Escola Politécnica da USP - EPUSP. É professor da EPUSP e orientador de alunos de graduação, de mestrado e de doutorado. É também professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor da BSP – Business School São Paulo. É consultor de automação industrial, trabalhou em diversos projetos e também como coordenador de curso de engenharia. Sua área de interesse e de pesquisa inclui engenharia de automação, robótica, inteligência artificial, gestão das operações, manufatura, qualidade e desenvolvimento sustentável .

Carlos Alberto de Sousa, Departamento de Engenharia de Energia e Automação - PEA, São Paulo - SP, Brasil

, nascido em São Paulo – SP - Brasil em 1976, graduou – se Engenheiro Eletricista pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC em 2001. Em 2004, formou -se em especialista em Engenharia de Segurança do trabalho de Universidade Paulista. Em 2007 formou -se em especialista em Automação Industrial pelo PECE_USP. É professor da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Trabalha como engenheiro em uma empresa de concessionária da linha 4 do Metrô de São Paulo. Sua área de interesse inclui engenharia de automação e sistema elétrico de potência e eletrônico em sistema de subestações retificadoras.

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Published

2016-03-31

How to Cite

[1]
S. L. Pereira and C. A. de Sousa, “Estudo comparativo de sistemas metroviários para aumento da eficiência energética das subestações de tração”, Eletrônica de Potência, vol. 21, no. 1, pp. 16–23, Mar. 2016.

Issue

Section

Original Papers