Conversor Duplo-Boost-Flyback de Alto Ganho

Authors

  • Vanderlei Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis - SC, Brasil
  • Telles B. Lazzarin Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis - SC, Brasil
  • Gierri Waltrich Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis - SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2018.3.2794

Abstract

Um conversor CC-CC não isolado de alto ganho é proposto nesse artigo, o qual é denominado Duplo-Boost-Flyback de Alto Ganho pelo fato de combinar dois conversores Boost-Flyback convencionais, conectados em paralelo na entrada e com saída flutuante. Essa nova topologia aumenta o ganho estático do conversor e reduz a ondulação da corrente de entrada. A topologia proposta é ideal para aplicações com fontes de alimentação com baixa tensão que precisam elevar consideravelmente a tensão para ser utilizada, como por exemplo, arranjos fotovoltaicos, células combustíveis e baterias. Este artigo apresenta princípio de operação, ganho estático, estratégia de controle e exemplo de projeto. A verificação experimental foi realizada a partir de um protótipo de 1 kW com tensão de entrada de 48 V e saída de 800 V, alcançando o ganho estático de 16,7. A eficiência máxima apresentada foi de 94,6% com 70% da carga e 93,9% com carga nominal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanderlei Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis - SC, Brasil

nascido em Itajaí, Santa Catarina, Brasil em 1991. Recebeu o grau de engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2015. Atualmente é aluno do curso de mestrado do departamento de engenharia elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina e professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina. Atua no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP) desde 2014. Seus interesses são: Inversores conectados à rede elétrica, conversores CC-CC, sistemas de conexão com turbinas eólicas de pequeno porte e energias renováveis.

Telles B. Lazzarin, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis - SC, Brasil

nascido em Criciúma, Santa Catarina, Brasil, em 1979. Recebeu o grau de Engenheiro eletricista, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil, em 2004, 2006 e 2010, respectivamente. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da UFSC e pesquisador no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP). A área de concentração do prof. Telles é em eletrônica de potência, com ênfase em energias renováveis (principalmente eólica de pequeno porte), inversores de tensão e conversores estáticos a capacitor chaveado. Prof. Telles é membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) e da IEEE Society.

Gierri Waltrich, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis - SC, Brasil

nascido em Joaçaba, Santa Catariana, Brasil, em 1979, possui graduação e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, em 2007 e 2009, respectivamente, e doutorado pela Eindhoven University of Technology, Eindhoven, Holanda, em 2013, todos em Engenharia Elétrica. Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Prof. Gierri é membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

Published

2018-09-30

How to Cite

[1]
V. Cardoso, T. B. Lazzarin, and G. Waltrich, “Conversor Duplo-Boost-Flyback de Alto Ganho”, Eletrônica de Potência, vol. 23, no. 3, pp. 382–391, Sep. 2018.

Issue

Section

Original Papers