Atividades Didáticas Experimentais em Eletrônica de Potência: Convergindo Conhecimentos e Tecnologias

Authors

  • José Antenor Pomilio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2020.2.0023

Keywords:

Educação eletrônica de potência, inversores, conversores CC-CC, Simulação, Fonte de alimentação Ininterrupta

Abstract

O artigo apresenta algumas das atividades da disciplina Eletrônica de Potência da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Simulações computacionais, muito utilizadas no curso, são ferramenta poderosa para a análise de circuitos desde que tenham forte correlação com resultados experimentais. A parte experimental do curso propõe aplicações, abrangendo os conversores básicos: CA-CC, CA-CA, CC-CC e CC-CA. Juntamente com a análise de topologias, são exploradas aplicações típicas: controle de velocidade de motores CC e CA, controle de temperatura, UPS, etc. Tal contexto implica uma estreita colaboração com outras disciplinas: controle, eletrônica analógica, máquinas elétricas, etc. A título de exemplo, alguns dos experimentos são discutidos para ilustrar os aspectos básicos do curso, integrando simulação a circuitos práticos e aplicações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Antenor Pomilio, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil

recebeu os títulos de Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas, Brasil, em 1983, 1986 e 1991, respectivamente. De 1988 a 1991, ele foi o Chefe do Grupo de Eletrônica de Potência do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Foi professor visitante na Universidade de Pádua, em 1993 e 2015 e na Terceira Universidade de Roma, em 2003, ambas na Itália. É professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade de Campinas, onde leciona desde 1984. Dr. Pomilio foi presidente da SOBRAEP em 2000-2002, foi também membro do Conselho Administrativo da IEEE Power Electronics Society entre 1997 e 2002. Foi Editor e é membro do Conselho da revista Eletrônica de Potência, além de ter sido editor associado da IEEE Transactions on Power Electronics de 2003 a 2018.

References

M. Rashid, Ed., "Power Electronics Handbook", Elsevier, 2017.

M. Kazmierkowski, F. Blaabjerg, R. Krishnan, "Control in Power Electronics", Academic Press, 2002.

J. A. Pomilio, "Power Electronics Lab: Converging Knowledge and Technologies", in 5th IEEE Southern Power Electronics Conference & 15º Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência - COBEP-SPEC, dez. 2019. https://doi.org/10.1109/COBEP/SPEC44138.2019.9065480 DOI: https://doi.org/10.1109/COBEP/SPEC44138.2019.9065480

F. S. Garcia, A. A. Ferreira, J. A. Pomilio, "Plataforma de Ensino de Eletrônica de Potência Versátil e de Baixo Custo", Eletrônica de Potência, v. 13, n.2, p. 85-90, maio 2008. https://doi.org/10.18618/REP.2008.2.085090 DOI: https://doi.org/10.18618/REP.2008.2.085090

C. A. Canesin, F. A. S. Gonçalves, L. P. Sampaio, "Simulation Tools For Power Electronics Courses, Based In Java Technologies", Eletrônica de Potência, v.13, n.2, p. 91-98, maio 2008. https://doi.org/10.18618/REP.2008.2.091098 DOI: https://doi.org/10.18618/REP.2008.2.091098

S. A. Oliveira da Silva, D. H. Wollz, L P. Sampaio, "Development of a didactic workbench using real-time monitoring system for teaching of photovoltaic systems", Eletrônica de Potência, v.23, n.3, p. 371-381, set. 2018. https://doi.org/10.18618/REP.2018.3.2793 DOI: https://doi.org/10.18618/REP.2018.3.2793

J. A. Pomilio, M. D. Yacoub, A. Yamakami, A. dos Santos Jr.: "Integração dos Ensinos de Graduação e de Pós-Graduação na FEEC - UNICAMP: Programa Integrado de Formação e Certificados de Estudos", in XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, set. 2007.

V. F. Pires, A. J. Pires, O. P. Dias, "Self-learning as a tool for teaching power electronics", in 5th IEEE International Conference on E-Learning in Industrial Electronics (ICELIE), nov. 2011. https://doi.org/10.1109/ICELIE.2011.6130035 DOI: https://doi.org/10.1109/ICELIE.2011.6130035

S. Bonho, R. Pizzio, F. A. B. Batista, C. A. Petry, "Teaching power electronics with engineering interdisciplinary projects", in 13th Brazilian Power Electronics Conference and 1st IEEE Southern Power Electronics Conference, Fortaleza, Brazil, 2015. https://doi.org/10.1109/COBEP.2015.7420208 DOI: https://doi.org/10.1109/COBEP.2015.7420208

M. Darwish, C. Marouchos, "Simulation levels in teaching power electronics", in 48th International Universities' Power Engineering Conference (UPEC), 2013. https://doi.org/10.1109/UPEC.2013.6714927 DOI: https://doi.org/10.1109/UPEC.2013.6714927

S. Munk-Nielsen, "Experience with Spice teaching power electronics", in 13th European Conference on Power Electronics and Applications, 2009.

IEC 62040-3, Uninterruptible power systems (UPS) -Part 3: Method of specifying the performance and test requirements, 2011.

Published

2020-06-30

How to Cite

[1]
J. A. Pomilio, “Atividades Didáticas Experimentais em Eletrônica de Potência: Convergindo Conhecimentos e Tecnologias”, Eletrônica de Potência, vol. 25, no. 2, pp. 146–153, Jun. 2020.

Issue

Section

Original Papers