Estratégia para Redução da Corrente Eficaz em Motores BLDC Operando sob Falta de Fase Visando Amenizar o Desgaste do Motor

Authors

  • Cesar Liberato Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) - Departamento de Engenharia Elétrica - Joinville - SC - Brasil
  • Tiago Dezuo Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) - Departamento de Engenharia Elétrica - Joinville - SC - Brasil
  • José de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) - Departamento de Engenharia Elétrica - Joinville - SC - Brasil
  • Ademir Nied Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) - Departamento de Engenharia Elétrica - Joinville - SC - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2018.4.0008

Keywords:

Controle Tolerante a Falhas, Detecção de Falta e Retorno de Fase, Motor BLDC, Redução de Corrente

Abstract

Esse trabalho apresenta uma estratégia de redução de corrente eficaz das fases saudáveis para motores brushless DC (BLDC) operando em falha de abertura de fase, evitando a degradação do motor e permitindo o desligamento seguro. Após o diagnóstico de uma falha de fase aberta, através de um algoritmo capaz de detectar e identificar falhas e retornos de fases do motor BLDC em tempo real, uma ação corretiva dividida em três etapas é proposta. Primeiro, o modo de operação tradicional Six-Step com condução em 120? elétricos é alterado para um novo modo de operação que utiliza as duas fases saudáveis em condução de 180? elétricos para reduzir a perda de torque em falha. Segundo, é imposta uma forma trapezoidal para a referência de corrente em sincronismo com as tensões induzidas entre as fases saudáveis visando reduzir o nível de corrente e, consequentemente, melhorar a eficiência do motor. E terceiro, reduz-se a banda passante da malha de velocidade para reduzir a influência das oscilações de velocidade em falha no controlador. Os resultados experimentais apresentados mostram que o modo de operação com a estratégia de redução de corrente proposta possibilita uma redução aproximada de 25% na corrente eficaz e de 40% na variação de temperatura do motor, em comparação ao modo de operação usual do motor BLDC em falha de fase sem a estratégia proposta.

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Author Biographies

Cesar Liberato, Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) - Departamento de Engenharia Elétrica - Joinville - SC - Brasil

nascido em 09/05/1991 em Tubarão, é engenheiro eletricista (2016), mestre (2017) e, atualmente, aluno de doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas áreas de interesse são máquinas elétricas e eletrônica de potência.

Tiago Dezuo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) - Departamento de Engenharia Elétrica - Joinville - SC - Brasil

nascido em 24/08/1986 em Ivaiporã, é engenheiro eletricista (2008), mestre (2010) e doutor em engenharia de automação e sistemas (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas áreas de interesse incluem controle de sistemas chaveados, acionamento de máquinas elétricas e geração fotovoltaica.

José de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) - Departamento de Engenharia Elétrica - Joinville - SC - Brasil

nascido em 15/06/1961 em Mandaguari, é engenheiro eletricista (1986), mestre (1994) e doutor em engenharia elétrica (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas áreas de interesse são sistemas de controle, acionamento de máquinas elétricas e eletrônica de potência.

Ademir Nied, Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) - Departamento de Engenharia Elétrica - Joinville - SC - Brasil

nascido em 12/06/1962 em Santo Ângelo-RS, é engenheiro eletricista (1987) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em engenharia elétrica e informática industrial (1995) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Curitiba e Doutor em engenharia elétrica (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Elétrica. Suas áreas de interesse são máquinas elétricas, acionamento elétrico, eletrônica de potência e energias renováveis.

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Published

2018-12-31

How to Cite

[1]
C. Liberato, T. Dezuo, J. de Oliveira, and A. Nied, “Estratégia para Redução da Corrente Eficaz em Motores BLDC Operando sob Falta de Fase Visando Amenizar o Desgaste do Motor”, Eletrônica de Potência, vol. 23, no. 4, pp. 516–524, Dec. 2018.

Issue

Section

Original Papers