Método Analítico Eficiente para o Cálculo das Indutâncias em Máquinas de Relutância Variável com Núcleo do Tipo C

Authors

  • Leonardo P. F. Gomes Filho Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus Sobral, Sobral – CE, Brasil
  • Vanessa S. de C. Teixeira Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus Sobral, Sobral – CE, Brasil
  • Adson B. Moreira Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus Sobral, Sobral – CE, Brasil
  • Tárcio A. dos S. Barros Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – SP, Brasil
  • Ernesto Ruppert Filho Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2019.3.0005

Keywords:

Fluxo Axial, Indutância, Máquina de relutância variável, Método Analítico

Abstract

As máquinas de relutâncias variável (MRVs) são consideradas, na literatura científica, as que possuem maior simplicidade de construção e baixo custo de manutenção e reparo quando comparadas com as máquinas elétricas tradicionais. No entanto, a MRV trabalha sob condição de alta saturação, o que dificulta a determinação de um modelo matemático que represente com precisão o seu sistema físico. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de modelo analítico que seja eficiente no cálculo das indutâncias das máquinas de relutância variável de fluxo axial com núcleo do tipo C (MRV-C), proporcionando uma resposta rápida e fidedigna. O método analítico proposto baseia-se no circuito magnético equivalente obtido a partir das dimensões da máquina elétrica. Como principal contribuição desse trabalho destaca-se a utilização de uma metodologia simples e que não utiliza iterações computacionais durante o cálculo das densidades de fluxo magnético. Os resultados experimentais e de simulação indicam que o método proposto foi adequado e satisfatório no cálculo das indutâncias em MRVs-C.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo P. F. Gomes Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus Sobral, Sobral – CE, Brasil

nascido em 11/01/1995 em Sobral, é graduado em Engenharia Elétrica (2018) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Técnico em Eletrotécnica (2016) pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral.

Vanessa S. de C. Teixeira, Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus Sobral, Sobral – CE, Brasil

nascido em 17/02/1982 em Fortaleza, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2004) com habilitação em Sistemas Elétricos, Mestrado pela Universidade Federal do Ceará (2008) na área de Eletrônica de Potência e Acionamentos de Máquinas Elétricas e Eletrôn. Potên., Joinville, v. 24, n. 3, p. 277-286, jul./set. 2019 286 Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2018) em Engenharia Elétrica. Atualmente é professora Adjunta I do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral e membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEE) da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral. Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto de Máquinas Elétricas de Relutância Rotativa, Motores de Relutância Linear, Técnicas de Modelagem de Máquinas Elétricas e Eficiência Energética em Máquinas Motrizes. É membro da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e da Associação Brasileira de Ensino em Engenharia (ABENGE).

Adson B. Moreira, Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus Sobral, Sobral – CE, Brasil

nasceu em Fortaleza em 1979, é engenheiro eletricista (2003), mestre em Engenharia Elétrica (2006) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (2017) em Engenharia Elétrica. É professor adjunto do Curso de Engenharia Elétrica da UFC-Campus Sobral e membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEE) da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral. Tem experiência nas áreas de máquinas elétricas, eficiência energética, energia renovável, qualidade de energia, eletrônica de potência, filtragem ativa de potência, acionamentos de máquinas de elétricas. É Membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

Tárcio A. dos S. Barros, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – SP, Brasil

nascido em 1987 em Petrolina-PE é engenheiro eletricista (2011) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, mestre (2012) e doutor (2015) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pos-doutorando em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP com bolsa da FAPESP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em máquinas elétricas, eletrônica industrial, sistemas de controles eletrônicos, instrumentação eletrônica. É Membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) e do IEEE.

Ernesto Ruppert Filho, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – SP, Brasil

Graduou-se em engenharia elétrica em 1971, obteve o mestrado em 1974, e doutorado também engenharia elétrica pela FEEC/UNICAMP em 1983, realizou pós-doutorado na GE Canadá na área de projeto de geradores síncronos e de sistemas de excitação estática de geradores síncronos nos anos de 1987 e 1988. É Professor Titular da FEEC/UNICAMP desde 2000. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Dinâmica de Sistemas de Energia Elétrica, Limitadores de Corrente Elétrica Supercondutores, Máquinas Elétricas, Eletrônica de Potência, Acionamentos Elétricos com Velocidade Variável, Energias Renováveis, Qualidade de energia e Eficiência Energética. É Membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência, SOBRAEP.

Published

2019-09-30

How to Cite

[1]
L. P. F. G. Filho, V. S. de C. Teixeira, A. B. Moreira, T. A. dos S. Barros, and E. R. Filho, “Método Analítico Eficiente para o Cálculo das Indutâncias em Máquinas de Relutância Variável com Núcleo do Tipo C”, Eletrônica de Potência, vol. 24, no. 3, pp. 277–286, Sep. 2019.

Issue

Section

Original Papers