Sistema Integrado para o Controle de Fluxo de Potência entre Veículo Elétrico, Rede Elétrica Pública e Residência
DOI:
https://doi.org/10.18618/REP.2019.3.0011Keywords:
Conversores CC-CC, Full-bridge ZVS, vehicle-to-grid, vehicle-to-homeAbstract
Esse artigo propõe um sistema, externo ao Veículo Elétrico (VE), capaz de adicionar funcionalidades de Vehicle-to-Home (V2H) e Vehicle-to-Grid (V2G) ao VE através do uso dos terminais da bateria disponíveis em um conector combo comercial. No caso do sistema proposto, esses terminais seriam usados para retirar energia dos veículos e entregá-la à rede ou manter a tensão na residência em caso de falta de energia. Esta configuração elimina a necessidade de conversores bidirecionais internos ao VE, reduzindo peso, custo e complexidade, adicionando também a possibilidade de integrar geração de energias renováveis locais. Para validar o conceito do sistema, são desenvolvidos o projeto e a simulação do sistema completo, assim como a construção dos conversores CC-CC utilizados no teste de um sistema de 2 kW, integrando os vários conversores de potência necessários.
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