Sistema Integrado para o Controle de Fluxo de Potência entre Veículo Elétrico, Rede Elétrica Pública e Residência

Authors

  • Lucas S. S. Pelegrino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC, Brasil
  • Marcelo L. Heldwein Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC, Brasil
  • Gierri Waltrich Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2019.3.0011

Keywords:

Conversores CC-CC, Full-bridge ZVS, vehicle-to-grid, vehicle-to-home

Abstract

Esse artigo propõe um sistema, externo ao Veículo Elétrico (VE), capaz de adicionar funcionalidades de Vehicle-to-Home (V2H) e Vehicle-to-Grid (V2G) ao VE através do uso dos terminais da bateria disponíveis em um conector combo comercial. No caso do sistema proposto, esses terminais seriam usados para retirar energia dos veículos e entregá-la à rede ou manter a tensão na residência em caso de falta de energia. Esta configuração elimina a necessidade de conversores bidirecionais internos ao VE, reduzindo peso, custo e complexidade, adicionando também a possibilidade de integrar geração de energias renováveis locais. Para validar o conceito do sistema, são desenvolvidos o projeto e a simulação do sistema completo, assim como a construção dos conversores CC-CC utilizados no teste de um sistema de 2 kW, integrando os vários conversores de potência necessários.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas S. S. Pelegrino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC, Brasil

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Conversão e Retificação da Energia Elétrica.

Marcelo L. Heldwein, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC, Brasil

possui graduação (1997) e mestrado (1999) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado (2007) pelo Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC. De 1999 a 2001 atuou como assistente de pesquisa no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP), Florianópolis. De 2001 a 2003 foi engenheiro de P&D da Informat, trabalhando no projeto de fontes junto à Emerson Network Power. De 2003 a 2008 trabalhou no ETH Zurich na área de Eletrônica de Potência. Tem experiência na área de Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de alimentação, EMC, conversores PWM trifásicos, conversores multiníveis, correção do fator de potência, modelagem e controle de conversores estáticos e sistemas de conversores estáticos distribuídos. É Senior Member do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e membro da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

Gierri Waltrich, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC, Brasil

nascido em Joaçaba, Santa Catariana, Brasil, em 1979, possui graduação e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, em 2007 e 2009, respectivamente, e doutorado pela Eindhoven University of Technology, Eindhoven, Países Baixos, em 2013, todos em Engenharia Elétrica. Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Prof. Gierri é membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

Published

2019-09-30

How to Cite

[1]
L. S. S. Pelegrino, M. L. Heldwein, and G. Waltrich, “Sistema Integrado para o Controle de Fluxo de Potência entre Veículo Elétrico, Rede Elétrica Pública e Residência”, Eletrônica de Potência, vol. 24, no. 3, pp. 287–295, Sep. 2019.

Issue

Section

Original Papers