Tópicos Selecionados sobre o Estado-da-Arte em Transferência Indutiva de Potência

Authors

  • Rodolfo Castanho Fernandes Escola de Engenharia de São Carlos, USP – Universidade de São Paulo, Depto. de Engenharia Elétrica e de Computação
  • Azauri Albano de Oliveira Jr Escola de Engenharia de São Carlos, USP – Universidade de São Paulo, Depto. de Engenharia Elétrica e de Computação.

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2014.1.058072

Keywords:

Conversores Ressonantes, Sistemas Fracamente Acoplados, Transferência Indutiva de Potência

Abstract

O objetivo deste trabalho é apontar as atuais fronteiras do conhecimento em Transferência Indutiva de Potência. Para isso, é feita a divisão por tópicos, que abordam de forma compreensível os diversos assuntos relacionados à transferência de potência elétrica sem contatos sólidos entre fonte e carga, a partir de extensa revisão da literatura da última década. São apresentados e comentados os resultados de pesquisas relevantes quanto à formulação matemática dos princípios desta tecnologia e os procedimentos de projeto de conversores especiais. Evidenciam- se ainda os estágios de processamento de energia, para todas as faixas de frequência e potência para as quais atualmente existem resultados experimentais, e respectivas técnicas de controle. Patentes referentes a aplicações comerciais são mencionadas ao longo do trabalho. Uma discussão sobre limites de exposição aos campos eletromagnéticos e certificação das soluções completa o trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodolfo Castanho Fernandes, Escola de Engenharia de São Carlos, USP – Universidade de São Paulo, Depto. de Engenharia Elétrica e de Computação

nascido em Álvares Machado – SP, Brasil, em 1986, é engenheiro eletricista (2008) e mestre em engenharia elétrica (2010) pela Univ. Estadual Paulista – UNESP, Ilha Solteira. Atualmente é doutorando na área de Eletrônica de Potência e Sistemas Dinâmicos pela USP, Escola de Engenharia de São Carlos. Possui experiência no desenvolvimento de produtos eletrônicos portáteis e produção em larga escala, tecnologias de baterias e automação na indústria automotiva pesada. Seus interesses de pesquisa incluem transferência indutiva de potência, retificadores multipulsos, processamento e condicionamento de energia elétrica. É membro da SOBRAEP e do IEEE.

Azauri Albano de Oliveira Jr, Escola de Engenharia de São Carlos, USP – Universidade de São Paulo, Depto. de Engenharia Elétrica e de Computação.

nascido em 23/07/1955, em Franca (SP), é engenheiro eletricista/eletrônico (1977) pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia Elétrica (1984) pela EESC/USP e doutor em Engenharia Elétrica (1991) pela Escola Politécnica da USP. É coordenador do Laboratório de Controle e Eletrônica de Potência (LACEP) do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP. É professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC/USP desde 1978. Suas áreas de interesse são: eletrônica de potência, acionamento e controle de máquinas elétricas e ensino de engenharia elétrica. É membro ABENGE (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia) e da SOBRAEP (Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência).

Published

2014-03-31

How to Cite

[1]
R. C. Fernandes and A. A. de Oliveira Jr, “Tópicos Selecionados sobre o Estado-da-Arte em Transferência Indutiva de Potência”, Eletrônica de Potência, vol. 19, no. 1, pp. 58–72, Mar. 2014.

Issue

Section

Original Papers