Conexão de Veículos Elétricos à Rede de Energia Elétrica para Recarga de Baterias: Uma Visão Geral

Authors

  • Márcio do C. B. P. Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Janaína G. Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência Juiz de Fora, MG, 36.036-900, Brasil
  • André A. Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência
  • Pedro G. Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência
  • Henrique A. C. Braga Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2014.2.194207

Keywords:

carregadores de bateria para veículos elétricos, veículos elétricos

Abstract

Este artigo apresenta uma compilação, de natureza tutorial, de informações relacionadas às atuais formas de conexão de veículos elétricos (VEs) ao sistema de distribuição de energia elétrica para recarga de baterias. São discutidos conceitos gerais e específicos, abordando as características das baterias atualmente utilizadas em VEs, formas de recarga, tipos de carregadores e padrões de recarga. Além disso, é apresentado um sistema experimental para avaliação de estratégias de integração de veículos elétricos à rede de energia elétrica que vem sendo desenvolvido pelos autores

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Author Biographies

Márcio do C. B. P. Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

nascido em 1978, é engenheiro eletricista (2002) e mestre em Engenharia Elétrica (2004) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi professor dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Técnico em Eletrotécnica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG), Câmpus Leopoldina, entre 2006 e 2009. Atualmente, desenvolve seu trabalho de doutorado em Engenharia Elétrica na UFJF e atua como professor dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Câmpus Juiz de Fora. Veiculos elétricos, sistemas de energia renovável, controle de conversores estáticos e filtros ativos de potência podem ser citados entre suas principais áreas de interesse.

Janaína G. Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência Juiz de Fora, MG, 36.036-900, Brasil

nasceu em 1983 em Juiz de Fora, MG. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e doutorado em tecnologia pela Universidade de Uppsala, na Suécia (2011). Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em controle de sistemas e eletrônica de potência aplicados ao armazenamento de energia e energias renováveis. Trabalhou como pesquisadora no Centro de Pesquisas da GE no Rio de Janeiro, e atualmente é professora adjunta na Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais

André A. Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado (2002), doutorado (2007) e pós-doutorado (2008) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professor adjunto do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pampa (junho de 2008), em que exerceu a função de coordenador do curso de Engenharia Elétrica de setembro de 2008 a junho de 2009. Desde novembro de 2009 é professor adjunto do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente é o coordenador do Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF. Suas principais áreas de interesse são supercapacitores, estratégias de gestão de energia, veículos elétricos, energia solar fotovoltaica e qualidade de energia elétrica.

Pedro G. Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência

recebeu o grau de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil, em 1986 e os graus de mestre e doutor, também em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, em 1994 e 2000, respectivamente. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. De 1987 a 1992 atuou como engenheiro da Marinha do Brasil no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). Desde 1999 ele está com Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde leciona Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas para cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica. Suas áreas de interesse envolvem conversores multínivel, integração de fontes de energia renováveis, veículos elétricos, modelagem e controle de filtros ativos de potência e compensadores estáticos.

Henrique A. C. Braga, Universidade Federal de Juiz de Fora, Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência

graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1982. É professor dessa mesma universidade desde 1985. Obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica, subárea Eletrônica de Potência, na COPPE/UFRJ em 1988. Em 1996 concluiu o curso de doutoramento, na mesma área do mestrado, pela Universidade Federal de Santa Catarina, INEP-UFSC. Atualmente é professor nos cursos de Graduação e Pós- Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF, lecionando disciplinas na área de Eletrônica Básica e Eletrônica de Potência. Como pesquisador e consultor, o Prof. Henrique está envolvido em atividades relacionadas com a Eletrônica de Potência em geral, Interação de Veículos Elétricos à Rede de Energia, Iluminação Eletrônica Eficiente e Conversores Aplicados a Fontes Renováveis de Energia.

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Published

2014-06-30

How to Cite

[1]
M. do C. B. P. Rodrigues, J. G. Oliveira, A. A. Ferreira, P. G. Barbosa, and H. A. C. Braga, “Conexão de Veículos Elétricos à Rede de Energia Elétrica para Recarga de Baterias: Uma Visão Geral”, Eletrônica de Potência, vol. 19, no. 2, pp. 194–207, Jun. 2014.

Issue

Section

Original Papers