Análise Em Regime Permanente Do Filtro Ativo Universal

Authors

  • Rafael R. Matias Universidade Federal do Piau´ı - UFPI - Teresina - PI
  • Cursino B. Jacobina Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB
  • Alexandre C. Oliveira Universidade Federal de Campina - Grande Campina Grande - PB
  • Welflen R. N. Santos Universidade Federal do Piau´ı - UFPI - Teresina - PI

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2013.4.11881196

Keywords:

Filtro ativo universal, regime permanente

Abstract

Este trabalho trata da análise do filtro ativo universal trifásico operando em regime permanente. Este tipo de topologia é capaz de compensar componentes harmônicas na corrente e na tensão, bem como minimizar a circulação energia reativa. A análise proposta expõe que para a execução destas tarefas, a fase da tensão da carga pode assumir qualquer valor. Assim, esse grau de liberdade é explorado para minimizar as perdas nas chaves semicondutoras do conversor. Além disso, são verificados os níveis das amplitudes das correntes e tensões no conversor, da componente fundamental e da 5ª e 7ª harmônicas, quando surgem mudanças na tensão de alimentação, no fator de potência da carga e na relação de espiras do transformador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael R. Matias, Universidade Federal do Piau´ı - UFPI - Teresina - PI

graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFCG (2007) e doutorado em Engenharia Elétrica na mesma instituição (2012). Atualmente é professor no curso de engenharia elétrica da UFPI. Tem experiencia na área de Eletrônica Industrial e acionamentos de máquinas elétricas.

Cursino B. Jacobina, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB

Concluiu o doutorado em Genie Electrique no Institut National Polytechnique de Toulouse em 1983. Em outubro de 1995 foi aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Titular do DEE da UFPB. Desde abril de 2002 e Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG. Foi membro de comitês de assessoramento do CNPq e da CAPES e da Câmara Superior de Pós-graduação da UFCG. Orientou teses de doutorado e dissertações de mestrado. Atua na área de Eletrônica de Potência.

Alexandre C. Oliveira, Universidade Federal de Campina - Grande Campina Grande - PB

Nasceu em Fortaleza, Ceara, Brasil, em 1970. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFPB (1993), mestrado em Engenharia Elétrica na mesma instituição (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFCG (2003). Desde novembro de 2004 e professor no Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, Paraíba, Brasil. As áreas de atuação incluem sistemas de acionamento, eletrônica de potência e qualidade de energia.

Welflen R. N. Santos, Universidade Federal do Piau´ı - UFPI - Teresina - PI

Nasceu em São Luís, Brasil, em 1979. Possui graduação em Engenharia Elétrica Industrial pelo CEFET-MA (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFCG (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFCG (2010). Atualmente é professor na UFPI. Tem experiencia na de Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente em: eletrônica industrial, sistemas de controle e acionamento de máquinas elétricas.

Published

2013-11-30

How to Cite

[1]
R. R. Matias, C. B. Jacobina, A. C. Oliveira, and W. R. N. Santos, “Análise Em Regime Permanente Do Filtro Ativo Universal”, Eletrônica de Potência, vol. 18, no. 4, pp. 1188–1196, Nov. 2013.

Issue

Section

Original Papers