Estratégia De Controle Multifuncional Para Sistemas Fotovoltaicos De Geração De Energia Elétrica

Authors

  • D. I. Brandão UNICAMP – Univ. Estadual de Campinas, Departamento de Sistemas e Controle de Energia – DSCE
  • F. P. Marafão UNESP – Univ. Estadual Paulista, Campus de Sorocaba, Grupo de Automação e Sistemas Integráveis – GASI
  • F. A. S. Gonçalves UNESP – Univ. Estadual Paulista, Campus de Sorocaba, Grupo de Automação e Sistemas Integráveis – GASI
  • M. G. Villalva UNESP – Univ. Estadual Paulista, Campus de Sorocaba, Grupo de Automação e Sistemas Integráveis – GASI
  • J. R. Gazoli UNICAMP – Univ. Estadual de Campinas, Departamento de Sistemas e Controle de Energia – DSCE

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2013.4.12061214

Keywords:

Compensação Seletiva, Controle Multifuncional, filtro ativo de potência, Fotovoltaico, Geração distribuída, Teoria de Potência Conservativa

Abstract

Este artigo propõe uma estratégia multifuncional para o controle dos inversores nos sistemas fotovoltaicos de geração distribuída. Tal estratégia permite que o sistema injete na rede a energia disponível do lado primário, e funcione simultaneamente como regulador de tensão no ponto de acoplamento comum ou filtro ativo de potência, reduzindo os distúrbios da corrente e melhorando a qualidade da energia no ponto de conexão. A principal diferença entre a estratégia proposta e outras encontradas na literatura é que neste trabalho, as referências de controle são geradas por meio da Teoria de Potência Conservativa. Isto possibilita o uso de referências desacopladas (ortogonais) de corrente e de potência para o controle do inversor, o que torna o sistema de controle bastante flexível e seletivo no que diz respeito à escolha de diferentes objetivos de operação. Além disto, o controlador multifuncional também permite a operação do sistema em modo ilhado ou conectado à rede. Resultados de simulação e experimentais são apresentados para validar a metodologia proposta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

D. I. Brandão, UNICAMP – Univ. Estadual de Campinas, Departamento de Sistemas e Controle de Energia – DSCE

nascido em São Gonçalo do Sapucaí (MG), em 1986. Graduou-se em Engenharia de Controle e Automação pela UNESP/Sorocaba (2011) e tem mestrado em Engenharia Elétrica pela UNESP/Bauru (2013). Desde 2008 é bolsista FAPESP. Em 2009 foi pesquisador visitante na Colorado School of Mines, EUA. Atualmente é doutorando em Egenharia Elétrica pela UNICAMP e integrante dos grupos de pesquisa DSCE e GASI. Suas áreas de interesse são: filtros eletrônicos de potência, estratégias de compensação seletiva, teoria de potência, qualidade de energia elétrica, sistemas fotovoltaicos, geração distribuída, microrredes, controle distribuído e controle cooperativo.

F. P. Marafão, UNESP – Univ. Estadual Paulista, Campus de Sorocaba, Grupo de Automação e Sistemas Integráveis – GASI

nascido em 1975 em José Bonifácio (SP) é graduado em engenharia elétrica pela UNESP/Bauru (1998), tem mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2000 e 2004). Em 2002 foi pesquisador visitante na Universidade de Padova, Itália. Desde 2005, é professor assistente doutor no Campus de Sorocaba da UNESP, onde liderou o Grupo de Automação e Sistemas Integráveis (GASI), de 2007 a 2011. Suas principais áreas de interesse são análise e controle da qualidade de energia, teorias de potência para circuitos polifásicos não lineares e, técnicas de processamento e controle digital aplicadas a sistemas de potência. Dr. Marafão é membro da Sobraep, da SBA e do IEEE.

F. A. S. Gonçalves, UNESP – Univ. Estadual Paulista, Campus de Sorocaba, Grupo de Automação e Sistemas Integráveis – GASI

nascido em Porto Velho (RO) em 1975, é engenheiro eletricista (1998), mestre (2001) e doutor (2005) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista – UNESP-FEIS, em Ilha Solteira (SP). Em 2011 foi pesquisador visitante na Universidade de Padova, Itália. Atualmente é professor assistente doutor no Campus de Sorocaba da UNESP, e líder do Grupo de Automação e Sistemas Integráveis (GASI). Suas áreas de interesse incluem qualidade da energia elétrica, correção ativa do fator de potência, técnicas de associação para conversores, conversores CC-CC e CA-CC, inversores e plataformas distribuídas para E-Learning em eletrônica de potência. Dr. Gonçalves é membro da SOBRAEP desde 1999.

M. G. Villalva, UNESP – Univ. Estadual Paulista, Campus de Sorocaba, Grupo de Automação e Sistemas Integráveis – GASI

nascido em Americana-SP em 10/10/1983. Tem Graduação (2008) e Mestrado (2011) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Esteve com o grupo de Eletrônica de Potência da Universidade de Pádua, Itália (2008-09), trabalhando com conversores eletrônicos para módulos fotovoltaicos de geração distribuída. Atualmente realiza seu Doutorado em Engenharia Elétrica na UNICAMP, nesta mesma área. Seus interesses são eletrônica de potência aplicada em sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

J. R. Gazoli, UNICAMP – Univ. Estadual de Campinas, Departamento de Sistemas e Controle de Energia – DSCE

natural de Campinas-SP, é Doutor, Mestre e Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui experiência em eletrônica de potência, energia solar fotovoltaica, acionamentos elétricos, filtros ativos, sistemas de controle e processamento digital. Membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência, SOBRAEP, desde 2003. Desde 2011 integra o quadro de docentes da UNESP, Campus de Sorocaba.

Published

2013-11-30

How to Cite

[1]
D. I. Brandão, F. P. Marafão, F. A. S. Gonçalves, M. G. Villalva, and J. R. Gazoli, “Estratégia De Controle Multifuncional Para Sistemas Fotovoltaicos De Geração De Energia Elétrica”, Eletrônica de Potência, vol. 18, no. 4, pp. 1206–1214, Nov. 2013.

Issue

Section

Original Papers