Análise da Transferência de Ondulação de Baixa Frequência em Conversores Operando em MCD para Drivers de LED

Authors

  • Jean S. Brand Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil
  • Maicol F. de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Venâncio Aires – RS, Brasil
  • J. Marcos Alonso Universidad de Oviedo, Gijón, España
  • Marco A. Dalla Costa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2020.1.0059

Keywords:

Conversores CC-CC, Diodos Emissores de Luz, Drivers de LED, Lâmpadas de LED

Abstract

Este artigo apresenta a análise da transferência de ondulação de baixa frequência da tensão de entrada de um estágio CC-CC para a corrente dos LEDs, nas topologias buck, boost e buck-boost operando em modo de condução descontínuo. Esta análise é feita de acordo com os limites máximos recomendados pela IEEE Std. 1789-2015, para mitigar os efeitos da cintilação luminosa em seres humanos. O objetivo é encontrar os valores máximos de ondulação percentual da tensão de entrada para uma faixa de operação de cada topologia e avaliar em cargas de LED distintas. Para isso, a modelagem matemática de cada topologia é aplicada em três cargas de LED, baseados no termo adimensional denominado fator de transmissão da ondulação de baixa frequência, que relaciona a ondulação percentual transmitida da entrada para a saída do estágio. Com esses valores, é realizado um estudo para determinar a capacitância de barramento mínima necessária para cada caso. O LED Luxeon 3014 é selecionado para simulações e implementações em três pontos de operação de cada topologia, em protótipos com potência nominal de 20W. A topologia buck-boost se destaca, por ter um fator de transmissão da ondulação de baixa frequência reduzido e constante para toda a faixa de operação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jean S. Brand , Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

nascido em São Luiz Gonzaga – RS em 1993, é engenheiro eletricista (2017) e mestre em Engenharia Elétrica (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente busca o título de Doutor na mesma instituição. Suas áreas de interesse incluem sistemas eletrônicos de iluminação, drivers de LED, integração de conversores e conversores baseados em semicondutores GaN.

Maicol F. de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Venâncio Aires – RS, Brasil

nascido em Cacequi – RS em 1989. Recebeu os títulos de Bacharel, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2012, 2014 e 2018, respectivamente. Desde 2015 é Professor no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), campus Venâncio Aires - RS.

Suas áreas de interesse incluem sistemas eletrônicos para iluminação, drivers de LEDs, eficiência energética, energia solar fotovoltaica e integração de fontes de energias renováveis e sistemas de iluminação.

J. Marcos Alonso, Universidad de Oviedo, Gijón, España

recebeu o título de mestre e doutor em engenharia elétrica pela Universidade de Oviedo, Espanha em 1990 e 1994, respectivamente. Desde 2007 é Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica na Universidade de Oviedo.

Prof. Alonso é coautor de mais de 370 artigos em periódicos e conferências, incluindo mais de 90 publicações em jornais de alto fator de impacto. Suas áreas de interesse incluem iluminação eletrônica, conversores CC/CC, correção do fator de potência, inversores ressonantes e eletrônica de potência em geral. Ele detém 7 patentes espanholas.

Prof. Alonso recebeu 7 premiações IEEE. É Editor Associado das revistas IEEE Transactions on Power Electronics e IEEE Journal on Emerging and Selected Topics on Power Electronics. Atualmente é Past- hair do IEEE IAS Industrial Lighting and Displays Committee.

Marco A. Dalla Costa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil

nascido em Santa Maria – RS em 1978. Recebeu os títulos de Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria em 2002 e 2004, respectivamente, e o título de Doutor (com honras) em Engenharia Industrial pela Universidade de Oviedo, Gijón, Espanha em 2008. De 2008 a 2009 foi Professor Associado na Universidade de Caxias do Sul. Desde 2009 é Professor Associado na Universidade Federal de Santa Maria.

É autor de mais de 60 artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais, mais de 100 artigos científicos publicados em congressos internacionais e nacionais e 2 patentes espanholas. Atualmente, é Presidente do Departamento Técnico do Manufacturing Systems Development and Applications Department (MSDAD) e Presidente do Industrial Lighting and Displays Committee (ILDC) da IEEE IAS (Industry Applications Society). Além disso, é Editor Associado dos seguintes periódicos: IEEE Transactions on Industrial Electronics e IEEE Journal of Emerging and Selected Topics in Power Electronics, ambos Qualis A1.

Suas áreas de interesse incluem: sistemas eletrônicos para iluminação, reatores eletrônicos para lâmpadas de descarga, drivers de LEDs e OLEDs, eficiência de circuitos eletrônicos, conexão de fontes de energia renovável à rede elétrica, transformadores de estado sólido e comunicação por luz visível.

Published

2020-03-24

How to Cite

[1]
J. S. Brand, M. F. de Melo, J. M. Alonso, and M. A. D. Costa, “Análise da Transferência de Ondulação de Baixa Frequência em Conversores Operando em MCD para Drivers de LED”, Eletrônica de Potência, vol. 25, no. 1, pp. 9–18, Mar. 2020.

Issue

Section

Original Papers