Desenvolvimento de um Veículo Elétrico Urbano como Trabalho Multidisciplinar em Engenharia Elétrica
DOI:
https://doi.org/10.18618/REP.2014.4.406413Keywords:
Educação, Top Down, Veículo ElétricoAbstract
O interesse do aluno em alguns conteúdos normalmente só ocorre quando ele percebe as aplicações desse conhecimento. Isso geralmente ocorre com conteúdos de eletrônica de potência, instrumentação e controle. Este trabalho apresenta o projeto e desenvolvimento de um veículo elétrico individual para uso urbano. Neste sentido foi projetado e construído um protótipo de um Veículo Elétrico Urbano funcional. Para a construção deste protótipo utilizou- se os conhecimentos acadêmico de eletrônica de potência, sistema eletrônicos, microcontroladores, controle analógico e digital, além de conversão de energia eletromecânica. Existem seis tipos básicos de veículos elétricos. Neste caso, foi construído um Veículo Elétrico Urbano, alimentado por baterias elétricas . Como a simplificação das peças mecânicas no veículo são essenciais, optou-se pela utilização de uma estrutura composta por dois motores colocados nas rodas dianteiras e uma roda traseira de configuração direcional. O projeto foi concluído com sucesso. Foi construído um protótipo de um veículo elétrico urbano funcional. Pode-se afirmar que o interesse do aluno é potencializado quando se estabelece uma conexão entre os fundamentos teóricos e aplicação prática.
Downloads
References
C. Coll, "Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo", Ed. Ática. 1996.
M. Campos, C. E. Pozzobon, M. M. P. Reimbold, F. Salvadori, "Uma Proposta Estratégica para a Consolidação do Conhecimento nos Cursos de Engenharia Utilizando a Técnica "Top-Down", in Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. COBENGE, 2005.
J. Z. Tant, K. Engelen, N. Leemput, J. Van Roy, S. Weckx, J. Driesen, "Power electronics for electric vehicles: A student laboratory platform", in 13th Workshop on Control and Modeling for Power Electronics, COMPEL, pp. 1-7, 2012. https://doi.org/10.1109/COMPEL.2012.6251778 DOI: https://doi.org/10.1109/COMPEL.2012.6251778
T. Nobels, W. Deprez, I. Pardon, S. Stevens, O. Viktorin, J. Driesen, J. Van Den Keybus, R. Belmans, "Design of a small personal electric vehicle as an educational project", in 11th Int. Power Electronics and Motion Control Conference CITESEER, pp. 2-4, 2004.
W. Daems, B. De Smedt, P. Vanassche, G. Gielen, W. Sansen, H. De Man, "PeopleMover: An example of interdisciplinary project-based education in electrical engineering", IEEE Trans. on Education, vol. 46, no.1, pp. 157-167, Fevereiro 2004. https://doi.org/10.1109/TE.2002.808229 DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2002.808229
J. Larminie, J. Lowry, "Electric Vehicle Technology Explained", 1 ed., New York: John Wiley and Sons, 2005.
G. Nanda, N. Kar, "A survey and comparison of characteristics of motor drives used in electric vehicles", in Canadian Conference on Electrical and Computer Engineering, pp. 811 - 814, 2006. https://doi.org/10.1109/CCECE.2006.277736 DOI: https://doi.org/10.1109/CCECE.2006.277736
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica de Potência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.