Desenvolvimento de um Veículo Elétrico Urbano como Trabalho Multidisciplinar em Engenharia Elétrica

Authors

  • Maurício de Campos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Paulo S. Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Manuel M. P. Reimbold Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Airam Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Luciano Bonatto Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Jonatas R. Kinas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2014.4.406413

Keywords:

Educação, Top Down, Veículo Elétrico

Abstract

O interesse do aluno em alguns conteúdos normalmente só ocorre quando ele percebe as aplicações desse conhecimento. Isso geralmente ocorre com conteúdos de eletrônica de potência, instrumentação e controle. Este trabalho apresenta o projeto e desenvolvimento de um veículo elétrico individual para uso urbano. Neste sentido foi projetado e construído um protótipo de um Veículo Elétrico Urbano funcional. Para a construção deste protótipo utilizou- se os conhecimentos acadêmico de eletrônica de potência, sistema eletrônicos, microcontroladores, controle analógico e digital, além de conversão de energia eletromecânica. Existem seis tipos básicos de veículos elétricos. Neste caso, foi construído um Veículo Elétrico Urbano, alimentado por baterias elétricas . Como a simplificação das peças mecânicas no veículo são essenciais, optou-se pela utilização de uma estrutura composta por dois motores colocados nas rodas dianteiras e uma roda traseira de configuração direcional. O projeto foi concluído com sucesso. Foi construído um protótipo de um veículo elétrico urbano funcional. Pode-se afirmar que o interesse do aluno é potencializado quando se estabelece uma conexão entre os fundamentos teóricos e aplicação prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maurício de Campos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

possui Graduação em Engenharia Elétrica pela UNIJUÍ (1997), Mestrado pela UFSM (2000) e é doutorando na mesma área pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é professor assistente da UNIJUÍ. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade de energia, instrumentação, sistemas supervisórios, acionamentos de maquinas elétricas e educação em engenharia

Paulo S. Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

possui Graduação (UNIJUÍ) e Mestrado (UFPB) em Ciências da Computação e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFCG (2008). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 no CNPq, e professor Associado do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia da UNIJUÍ, atuando a nível de Graduação nos Cursos de Matemática, Ciências da Computação e Engenharias e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática. Possuí experiência nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada, com ênfase em Redes de Sensores Sem Fio.

Manuel M. P. Reimbold, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

possui Graduação em Engenharia Elétrica (1984) e Mestrado em Engenharia Elétrica-Eletrônica (1994) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui Doutorado em Micro-Eletrônica (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É e professor Assistente 3 do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia da UNIJUÍ, atuando a nível de Graduação nos Cursos de Ciências da Computação e Engenharias e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática. Tem experiência com Instrumentação Eletro-Eletrônica. Os temas de interesse principal são: Robótica Móvel, MEMS (Micro ElectroMechanical Systems) e Identificação de Sistemas.

Airam Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

possui Graduação em Licenciatura em Matemática (2002) e Mestrado em Modelagem Matemática (2004) ambos na UNIJUÍ, e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFCG (2009). Atualmente é professora Associada da UNIJUÍ, atuando a nível de Graduação nos Cursos de Matemática, Ciências da Computação e Engenharias e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática. Tem experiência nas áreas de Matemática Aplicada e Engenharia Elétrica. Atua nas subáreas Controle de Processos e Sistemas Dinâmicos e Identificação de Sistemas com ênfase em Matemática, Modelagem Matemática e mais especificamente no estudo, aplicação e desenvolvimento de modelos matemáticos para predição do tempo de vida de baterias utilizadas em dispositivos móveis.

Luciano Bonatto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

atualmente é professor do curso Técnico em Eletrotécnica na Escola Técnica Estadual 25 de Julho, Engenheiro Eletricista na empresa VR Iluminação Ltda, e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui título de Técnico em Eletrotécnica e Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Jonatas R. Kinas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

é graduando em Engenharia Elétrica pela UNIJUÍ, atualmente é bolsista de iniciação científica e integrante do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), pela mesma instituição

References

C. Coll, "Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo", Ed. Ática. 1996.

M. Campos, C. E. Pozzobon, M. M. P. Reimbold, F. Salvadori, "Uma Proposta Estratégica para a Consolidação do Conhecimento nos Cursos de Engenharia Utilizando a Técnica "Top-Down", in Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. COBENGE, 2005.

J. Z. Tant, K. Engelen, N. Leemput, J. Van Roy, S. Weckx, J. Driesen, "Power electronics for electric vehicles: A student laboratory platform", in 13th Workshop on Control and Modeling for Power Electronics, COMPEL, pp. 1-7, 2012. https://doi.org/10.1109/COMPEL.2012.6251778 DOI: https://doi.org/10.1109/COMPEL.2012.6251778

T. Nobels, W. Deprez, I. Pardon, S. Stevens, O. Viktorin, J. Driesen, J. Van Den Keybus, R. Belmans, "Design of a small personal electric vehicle as an educational project", in 11th Int. Power Electronics and Motion Control Conference CITESEER, pp. 2-4, 2004.

W. Daems, B. De Smedt, P. Vanassche, G. Gielen, W. Sansen, H. De Man, "PeopleMover: An example of interdisciplinary project-based education in electrical engineering", IEEE Trans. on Education, vol. 46, no.1, pp. 157-167, Fevereiro 2004. https://doi.org/10.1109/TE.2002.808229 DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2002.808229

J. Larminie, J. Lowry, "Electric Vehicle Technology Explained", 1 ed., New York: John Wiley and Sons, 2005.

G. Nanda, N. Kar, "A survey and comparison of characteristics of motor drives used in electric vehicles", in Canadian Conference on Electrical and Computer Engineering, pp. 811 - 814, 2006. https://doi.org/10.1109/CCECE.2006.277736 DOI: https://doi.org/10.1109/CCECE.2006.277736

Published

2014-11-30

How to Cite

[1]
M. de Campos, P. S. Sausen, M. M. P. Reimbold, A. Sausen, L. Bonatto, and J. R. Kinas, “Desenvolvimento de um Veículo Elétrico Urbano como Trabalho Multidisciplinar em Engenharia Elétrica”, Eletrônica de Potência, vol. 19, no. 4, pp. 406–413, Nov. 2014.

Issue

Section

Original Papers