Identificação de Falhas Utilizando Informações de Sensores Presentes no Quadro de Comando dos Motores

Authors

  • Lane M. R. Baccarini Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del Rei
  • Benjamim. R. de Menezes Departamento de Engenharia Eletrônica Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leandro H. Batista Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
  • Walmir M. Caminhas Departamento de Engenharia Eletrônica Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2012.4.763770

Keywords:

Falhas Elétricas e Mecânicas, Método de diagnóstico não invasivo, Motor de Indução

Abstract

A evolução das técnicas de produção tem elevado de forma sensível a capacidade produtiva das plantas industriais, podendo-se afirmar que esse aumento é causado principalmente pelo aumento da capacidade produtiva dos seus equipamentos. Como as etapas do ciclo de vida dos equipamentos exigem elevados investimentos, notadamente as etapas de manutenção necessitam garantir altos índices de operação. Tais índices podem ser obtidos através da redução do número de falhas e o gerenciamento das suas severidades. Atualmente existem diversos métodos de diagnóstico, porém muitos se mostram de baixo custo/benefício, ineficazes ou mesmo de difícil aplicação em processos reais. Outra questão existente é o fato de que muitos processos rodam de forma contínua ou estão em ambientes agressivos para o homem, exigindo que o monitoramento seja feito sem a parada do acionamento, de forma não invasiva e, principalmente, sem expor o técnico ao contato direto com a máquina. Assim, este trabalho apresenta um sistema de diagnóstico de falhas elétricas e mecânicas em motores de indução, em tempo real, utilizando apenas as informações de sensores presentes no painel de comando dos motores.

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Author Biographies

Lane M. R. Baccarini, Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João del Rei

Engenheira Eletricista pela Faculdade de Engenharia Elétrica de São João del Rei, atualmente UFSJ. Recebeu uma bolsa de mestrado como premiação de melhor aluna. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) após ser aprovada com distinção pela Banca avaliadora. É professora do Departamento de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), desde 1990. Obteve o título de Doutora em Engenharia Elétrica no PPGEE (Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais). Fez estágio de pósdoutorado na UFMG, onde desenvolveu trabalhos de diagnóstico de falhas em geradores síncronos. Possui publicações na área de Aplicação de Técnicas de Aprendizagem de Máquinas (SVM e redes neurais), Detecção e Diagnóstico de Falhas, Eficiência Energética.

Benjamim. R. de Menezes, Departamento de Engenharia Eletrônica Universidade Federal de Minas Gerais

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica - Institut National Polytechnique de Lorraine (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Controle de Processos Eletrônicos e confiabilidade de sistemas. Atua principalmente nos seguintes temas: controle por modos deslizantes, acionamento de motor de indução, diagnóstico de falhas e análise da confiabilidade de processos industriais. Tem coordenado e participado de diversos projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico.

Leandro H. Batista, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), atualmente é aluno de mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e trabalha como engenheiro de desenvolvimento do produto especializado em software computacional embarcado na Empresa Brasileira de Aeronáutica. Cursou o 4º ano de Engenharia com ênfase em sistemas embarcados na École Supérieure d'Ingénieurs en Électrotechnique et Électronique { Paris (2006-2007). Atualmente trabalha com algoritmos e métodos baseados em modelo para detecção, diagnóstico e isolamento de falhas.

Walmir M. Caminhas, Departamento de Engenharia Eletrônica Universidade Federal de Minas Gerais

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: detecção e diagnóstico de falhas em sistemas dinâmicos e inteligência computacional.

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Published

2012-11-30

How to Cite

[1]
L. M. R. Baccarini, B. R. de Menezes, L. H. Batista, and W. M. Caminhas, “Identificação de Falhas Utilizando Informações de Sensores Presentes no Quadro de Comando dos Motores”, Eletrônica de Potência, vol. 17, no. 4, pp. 763–770, Nov. 2012.

Issue

Section

Original Papers