Estratégia de Controle para Melhoria da Eficiência da Conversão Mecânico-elétrica do GRV

Authors

  • G. P. Viajante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • D. A. Andrade Universidade Federal de Uberlândia
  • A. W. F. V. Silveira Universidade Federal de Uberlândia
  • V. R. Bernardeli Universidade Federal de Uberlândia
  • L. C. Coutinho Universidade Federal de Uberlândia
  • M. A. A. Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • J. L. Domingos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • A. Fleury Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.20114.367375

Keywords:

Controle de Tensão na Carga, Conversão Eletromecânica de Energia, Eficiência, Gerador à Relutância Variável, Roda-livre

Abstract

O objetivo deste artigo é propor uma estratégia de melhoria da conversão eletromecânica de energia do Gerador a Relutância Variável (GRV). Esta estratégia é implementada através do controle da magnetização de cada fase do GRV. Para isto, foi utilizado um compensador do tipo PI para controlar a tensão na carga atuando no ângulo de abertura da chave superior do conversor em ponte assimétrica, half-bridge (HB), o que adiciona uma etapa de roda-livre às etapas de operação do conversor. No sentido de verificar a eficiência da estratégia proposta, foram desenvolvidas duas ações de trabalho. A primeira foi o desenvolvimento da simulação matemática do GRV no ambiente Matlab/Simulink®, acionado pela estratégia proposta. Na modelagem do GRV utilizou-se a abordagem não-linear, que inclui a representação da saturação do circuito magnético através do conceito de indutância incremental modelada através da Série de Fourier. Toda a estratégia de controle, o compensador PI, o conversor e os demais circuitos foram também simulados. A segunda foi o desenvolvimento de uma bancada experimental contendo um GRV de 5,0 kW, uma máquina primária, o conversor HB, circuitos de controle e uma carga resistiva. Foram realizados testes para diversos pontos de operação, tanto no modo de operação tradicional como para a estratégia proposta. Os resultados, de simulação e experimentais, apontam para melhoria advinda da estratégia proposta. Convém ressaltar ainda, que, para este experimento, foram utilizados apenas componentes analógicos, o que reduziu significativamente o custo total do sistema de acionamento.

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Author Biographies

G. P. Viajante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Computação pela PUC-Goiás (2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFG- Goiás (2009). Atualmente é professor efetivo do IFG-Campus Itumbiara e aluno de doutorado em Engenharia Elétrica pela UFU-Uberlândia. Trabalha nas seguintes áreas: Sistemas Microcontrolados, Acionamentos e Controle de Máquinas Elétricas.

D. A. Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

É bacharel (1984) e mestre em engenharia (1987) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Brasil, e Ph.D. (1994) pela Universidade de Leeds, Leeds, Reino Unido, Durante o ano 2000 foi professor visitante com o Grupo de Controle de Máquinas Elétricas, VTEC, Blacksburg, VA, EUA, onde realizou pesquisas sobre novas estratégias para modelagem de máquinas a relutância variável. Sua pesquisa e áreas de interesses estão relacionadas com a simulação e técnicas de controle associadas a máquinas elétricas.

A. W. F. V. Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduou-se em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na área de acionamentos de máquinas elétricas. Leciona na faculdade de engenharia elétrica (FEELT) da UFU, onde realiza pesquisa para o desenvolvimento das estratégias de controle e acionamento de máquinas elétricas.

V. R. Bernardeli, Universidade Federal de Uberlândia

É engenheiro de telecomunicações pela UNIMINAS (2005), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia . É aluno de doutorado na Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha nas seguintes áreas: Acionamentos e Controle de Máquinas Elétricas.

L. C. Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, em 1995, 2002 e 2008, respectivamente, todos em engenharia elétrica. Em 2008, ele ingressou na Faculdade de Engenharia Elétrica, UFU, onde atualmente é Professor Assistente. Suas áreas de interesse são relacionadas à simulação e técnicas de controle digital de máquinas elétricas.

M. A. A. Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Engenheiro eletricista (1991), mestre (1994) e doutor (2002) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor efetivo do IFG-Campus Itumbiara. Trabalha nas seguintes áreas: Acionamentos e Controle de Máquinas Elétricas.

J. L. Domingos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui mestrado (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG desde 1992. Atua na área de Redes Industriais, Sistemas Inteligentes e Acionamento de Máquinas Elétricas.

A. Fleury, Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Física e Engenharia Elétrica (1977), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Estadual de Goiás. Trabalha nas áreas de Acionamentos e Conversão de Energia.

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Published

2011-11-30

How to Cite

[1]
G. P. Viajante, “Estratégia de Controle para Melhoria da Eficiência da Conversão Mecânico-elétrica do GRV”, Eletrônica de Potência, vol. 16, no. 4, pp. 367–375, Nov. 2011.

Issue

Section

Original Papers