Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial Visando Eficiência Energética e Estimação de Parâmetros Em Sistemas Motrizes Industriais

Authors

  • Wellington Rocha Araújo BITS – Comércio de Equipamentos Pneumáticos Ltda. Avenida do Comércio, 200 – Setor Santa Genoveva – Goiânia – GO - Brasil
  • Luciana Cambraia Leite BATLAB – Laboratório de Inteligência Artificial - Cidade Universitária, s/n – Caixa Postal 549 – Campo Grande – MS – Brasil
  • Saulo Gomes Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Departamento de Engª. Elétrica - Laboratório de Eficiência Energética
  • Machado Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Departamento de Engª. Elétrica
  • Amâncio Rodrigues da Silva Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Departamento de Engª. Elétrica - Laboratório de Eficiência Energética

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2008.4.209216

Keywords:

Eficiência Energética, Lógica Fuzzy, Redes Neurais Artificiais, Sistemas Motrizes Industriais

Abstract

Cabe à investigação do comportamento eletromecânico dos sistemas motrizes existentes numa planta industrial dar subsídios para se ter uma análise enfocando a conservação de energia. Apresenta-se neste artigo um estudo referente à otimização energética em sistemas motrizes industriais (bo1mba centrífuga, ventilador centrífugo e correia transportadora), a partir de dados levantados no laboratório LAMOTRIZ-UFMS. O trabalho contribui com parâmetros reais adequados ao desenvolvimento de software e hardware para o controle automático de sistemas motrizes e para a tomada de decisão. Foram desenvolvidos: (a) um modelo, baseado em redes neurais artificiais, para estimação de parâmetros e grandezas mecânicas, e (b) uma análise de estratégias baseadas em lógica fuzzy que visam aumentar a eficiência energética do processo industrial. As redes neurais mostraram-se eficientes na capacidade de generalizar soluções e estimar parâmetros de forma satisfatória. O modelo baseado em lógica fuzzy, além de propiciar a simulação de diversas situações encontradas na indústria, apresentou-se como uma ferramenta viável na modelagem de sistemas motrizes.

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Author Biographies

Wellington Rocha Araújo, BITS – Comércio de Equipamentos Pneumáticos Ltda. Avenida do Comércio, 200 – Setor Santa Genoveva – Goiânia – GO - Brasil

nasceu em Trombas-GO em 10 de julho de 1981. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2004, e Mestrado em Engenharia Elétrica na UFMS (2008). Atualmente realiza trabalhos em parceria com a empresa BITS – Comércio de Equipamentos Pneumáticos, representante comercial da indústria CP – Chicago Pneumatic Brasil e com o Laboratório de Eficiência Energética da UFMS. Suas áreas de atuação estão relacionadas à eficiência energética, qualidade de energia, sistemas motrizes industriais e inteligência artificial com aplicações em sistemas de energia (www.eletricaengenharia.com).

Luciana Cambraia Leite, BATLAB – Laboratório de Inteligência Artificial - Cidade Universitária, s/n – Caixa Postal 549 – Campo Grande – MS – Brasil

nasceu no estado de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de M. Filho – UNESP (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1997) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2003). Atualmente é professora adjunta do Depto. de Engenharia Elétrica da UFMS. Suas áreas de atuação estão relacionadas a acionamentos de máquinas elétricas e aplicações de técnicas de inteligência artificial na engenharia.

Saulo Gomes Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Departamento de Engª. Elétrica - Laboratório de Eficiência Energética

nasceu em Franca-SP em 31 de julho de 1981. Possui graduação (2004) em Engenharia Elétrica e mestrado (2008) na área de Energia, Planejamento, Operação e Controle de Sistemas Elétricos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Atualmente é engenheiro eletricista do Laboratório de Eficiência Energética do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas áreas de atuação estão relacionadas a eletrotécnica, subáreas de eficiência energética, qualidade de energia e sistemas motrizes industriais.

Machado Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Departamento de Engª. Elétrica

nasceu no Rio Grande do Sul. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria em 1983. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 1996 e 2003. Desde 1992 é professor no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Suas áreas de atuação estão relacionadas a máquinas elétricas, acionamentos eletrônicos e aplicações de eletrônica de potência no uso de fontes renováveis para produção de energia elétrica.

Amâncio Rodrigues da Silva Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Departamento de Engª. Elétrica - Laboratório de Eficiência Energética

nasceu no estado de São Paulo. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 1983. Obteve os graus de mestre e de doutor em 1987 e 1990, respectivamente, também pela UNESP. Atualmente é professor titular em nível de graduação e de pós-graduação e diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Suas linhas de pesquisa são: aterramento elétrico e proteção, energização rural, conservação de energia e sistemas motrizes industriais.

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Mathworks, Inc., Neural Network's Toolbox User's Guide Matlab. 2008b.

Published

2008-11-30

How to Cite

[1]
W. R. Araújo, L. C. Leite, S. G. Moreira, M. Pereira, and A. R. da Silva Júnior, “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial Visando Eficiência Energética e Estimação de Parâmetros Em Sistemas Motrizes Industriais”, Eletrônica de Potência, vol. 13, no. 4, pp. 209–216, Nov. 2008.

Issue

Section

Original Papers