Plataforma Didática Para Avaliação Rápida E Experimental De Estratégias De Controle Em Eletrônica De Potência
DOI:
https://doi.org/10.18618/REP.2008.2.099108Keywords:
controlador programável, ensino, eletrônica de potência, módulo didático, prototipagem rápidaAbstract
Este artigo apresenta um aparato educacional para ensino prático de estratégias de controle aplicadas a eletrônica de potência. Este aparato é composto por uma planta eletrônica configurável, um processador digital de sinais, um computador pessoal e placas de circuitos para comunicação e interface. O aparato desenvolvido permite uma interação do usuário, gradual e assistida, em todos os estágios, ou seja, desde a escolha e projeto dos compensadores até a comprovação experimental do comportamento dinâmico da planta sob controle. Os recursos didáticos da ferramenta educacional são ilustrados pelos resultados obtidos com o controle de uma máquina de corrente contínua. Neste caso a configuração selecionada permite operar nos quatro quadrantes, logo permitindo o fluxo bidirecional de energia, ou seja, contemplando motorização e geração. Outro atributo desta configuração é a identificação automática dos parâmetros elétricos e mecânicos da máquina através de um software adicional específico.
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