Ensino Orientado Ao Projeto: Uma Experiência Para O Ensino De Eletrônica Nas Disciplinas De Laboratório De Eletrônica E Eletrônica De Potência

Authors

  • P.F. Donoso-Garcia Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) – Grupo de Eletrônica de Potência CEP 31270-901, Belo Horizonte – MG. Brasil
  • P.C. Cortizo Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) – Grupo de Eletrônica de Potência CEP 31270-901, Belo Horizonte – MG. Brasil
  • L.M.F. Morais Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) – Grupo de Eletrônica de Potência CEP 31270-901, Belo Horizonte – MG. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2008.2.109116

Keywords:

Ensino orientado ao projeto, Ensino de disciplina de laboratório

Abstract

Este artigo descreve a experiência no ensino de Eletrônica nas disciplinas de Laboratório de Eletrônica e de Eletrônica de Potência no curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Pretende-se mostrar como têm sido desenvolvidas estas disciplinas, considerando-se uma abordagem de proposta de trabalhos práticos, realizados por grupos de alunos, motivando a adquirir maiores e sólidos conhecimentos através da superação de desafios, ao invés da simples repetição de experimentos com parâmetros prédeterminados. Os resultados obtidos são: uma maior motivação e participação nas aulas, pesquisa dos conteúdos dos trabalhos em diversas fontes além dos livros didáticos, interação dos alunos pela procura de soluções.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

P.F. Donoso-Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) – Grupo de Eletrônica de Potência CEP 31270-901, Belo Horizonte – MG. Brasil

é engenheiro eletricista op. eletrônica (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre (1986) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Engenharia Elétrica (1991) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Associado do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de pesquisa incluem: Fontes de alimentação com alta eficiência, sistemas de energia ininterrupta, reatores eletrônicos, amplificadores de áudio lineares e chaveados.

P.C. Cortizo, Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) – Grupo de Eletrônica de Potência CEP 31270-901, Belo Horizonte – MG. Brasil

nascido em Belo Horizonte- MG em 26/03/1955. Formado em Engenharia Elétrica em 1978 na UFMG e Doutorado em Eng. Elétrica em 1984 no Intitut National Polytechnique de Toulouse, França. Desde 1984 é professor do DELT da UFMG, no cargo de Professor Associado. Sua área de atuação é Eletrônica de Potência com interesse em Sistemas de Alimentação Ininterrupta (UPS), fontes chaveadas de alta freqüência e técnicas de controle empregando DSP’s.

L.M.F. Morais, Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) – Grupo de Eletrônica de Potência CEP 31270-901, Belo Horizonte – MG. Brasil

nascido em 04/03/1978 em Pirapora-MG é engenheiro eletricista (2000), mestre (2002) e doutor em Engenharia Elétrica (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. No período de 2005 a 2007, foi professor substituto do DELT da UFMG e atualmente, é professor voluntário do mesmo departamento. Suas áreas de interesse são: eletrônica de potência, reatores eletrônicos para lâmpadas AID, conversores para correção de fator de potência, sistemas de controle eletrônico.

References

www.samford.edu/ctls/problem_based_learning.html. Acesso em março de 2008.

F. K. Fink, "Problem-based learning in engineering education: a catalyst for regional development", World Transactions on Engineering and Technology Education, vol. 1, no. 1, pp. 29-32, 2002.

F. K. Fink, "Integration of engineering practice into curriculum - 25 years of experience with problem based learning", In Proc of 29th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, vol. 11a2, pp. 7-12, 1999.

D. Consonni and A. C. Seabra, "A Modern Approach to Teaching Basic Experimental Electricity and Electronics", IEEE Trans. Educ., vol. 44, no. 1, pp. 5-15, February 2001. https://doi.org/10.1109/13.912704 DOI: https://doi.org/10.1109/13.912704

P. F. Donoso-Garcia, L. A. Torres, "Ensino orientado ao projeto desafio: uma experiência para o ensino de controle, instrumentação e eletrônica". In Proc. of XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, , v. CDROM, Sep., 2007.

J. Rhem, "Problem-based learning: An introduction", In: The National Teaching & Learning Forum, vol. 8, no. 1, pp. 8-14, 1998.

R. K Cavin, I. Joyner Jr, and V. C. Wiggins, "A semiconductor industry perspective on future directions in ECE education". IEEE Transaction on Education, vol. 46, no. 4, pp. 463-466, 2003. https://doi.org/10.1109/TE.2003.818756 DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2003.818756

R. M. Felder, D. R. Woods, J. E. Stice, and A. Rugarcia, "The future of engineering education II: Teaching methods that work", Chemical Engineering Education, vol. 34, no. 1, pp.26-39, 2000.

A. S. Sedra; K. C. Smith. "Microelectronic Circuits" Editora: Oxfordo University Press, 5a. edição, 2006.

Published

2008-05-31

How to Cite

[1]
P. Donoso-Garcia, P. Cortizo, and L. Morais, “Ensino Orientado Ao Projeto: Uma Experiência Para O Ensino De Eletrônica Nas Disciplinas De Laboratório De Eletrônica E Eletrônica De Potência”, Eletrônica de Potência, vol. 13, no. 2, pp. 109–116, May 2008.

Issue

Section

Original Papers