Ensino Orientado Ao Projeto: Uma Experiência Para O Ensino De Eletrônica Nas Disciplinas De Laboratório De Eletrônica E Eletrônica De Potência
DOI:
https://doi.org/10.18618/REP.2008.2.109116Keywords:
Ensino orientado ao projeto, Ensino de disciplina de laboratórioAbstract
Este artigo descreve a experiência no ensino de Eletrônica nas disciplinas de Laboratório de Eletrônica e de Eletrônica de Potência no curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Pretende-se mostrar como têm sido desenvolvidas estas disciplinas, considerando-se uma abordagem de proposta de trabalhos práticos, realizados por grupos de alunos, motivando a adquirir maiores e sólidos conhecimentos através da superação de desafios, ao invés da simples repetição de experimentos com parâmetros prédeterminados. Os resultados obtidos são: uma maior motivação e participação nas aulas, pesquisa dos conteúdos dos trabalhos em diversas fontes além dos livros didáticos, interação dos alunos pela procura de soluções.
Downloads
References
www.samford.edu/ctls/problem_based_learning.html. Acesso em março de 2008.
F. K. Fink, "Problem-based learning in engineering education: a catalyst for regional development", World Transactions on Engineering and Technology Education, vol. 1, no. 1, pp. 29-32, 2002.
F. K. Fink, "Integration of engineering practice into curriculum - 25 years of experience with problem based learning", In Proc of 29th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, vol. 11a2, pp. 7-12, 1999.
D. Consonni and A. C. Seabra, "A Modern Approach to Teaching Basic Experimental Electricity and Electronics", IEEE Trans. Educ., vol. 44, no. 1, pp. 5-15, February 2001. https://doi.org/10.1109/13.912704 DOI: https://doi.org/10.1109/13.912704
P. F. Donoso-Garcia, L. A. Torres, "Ensino orientado ao projeto desafio: uma experiência para o ensino de controle, instrumentação e eletrônica". In Proc. of XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, , v. CDROM, Sep., 2007.
J. Rhem, "Problem-based learning: An introduction", In: The National Teaching & Learning Forum, vol. 8, no. 1, pp. 8-14, 1998.
R. K Cavin, I. Joyner Jr, and V. C. Wiggins, "A semiconductor industry perspective on future directions in ECE education". IEEE Transaction on Education, vol. 46, no. 4, pp. 463-466, 2003. https://doi.org/10.1109/TE.2003.818756 DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2003.818756
R. M. Felder, D. R. Woods, J. E. Stice, and A. Rugarcia, "The future of engineering education II: Teaching methods that work", Chemical Engineering Education, vol. 34, no. 1, pp.26-39, 2000.
A. S. Sedra; K. C. Smith. "Microelectronic Circuits" Editora: Oxfordo University Press, 5a. edição, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2008 Eletrônica de Potência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.