Desenvolvimento De Um Driver De Corrente Didático Para Acionamento De Motores De Passo Aplicados Ao Ensino De Eletrônica De Potência E Mecatrônica
DOI:
https://doi.org/10.18618/REP.2008.2.117123Keywords:
acionamento bipolar, circuito integrado L6208N, driver de corrente, equipamento didático, motor de passoAbstract
O presente trabalho trata do projeto e construção de um driver didático bipolar em corrente de baixo custo, baseado no circuito integrado para acionamento de motores de passo do tipo híbrido L6208N. Várias melhorias foram acrescentadas a este circuito integrado com o objetivo de se obter um equipamento flexível tanto para as necessidades de ensino de eletrônica de potência e mecatrônica quanto em aplicações industriais. Estas contribuições são descritas em detalhes neste artigo. Um protótipo com potência média de saída de 60 W foi construído com o objetivo de validar os conceitos empregados. Por fim, são apresentados os resultados práticos de desempenho do equipamento desenvolvido.
Downloads
References
Parker Automation, "Tecnologia Eletromecânica", Apostila 1600.231.01 BR, outubro de 2003. Disponível em: http://www.extranetparker.com.br/download/automation/eletromecanica/pdf/eletromecanica.pdf. Acesso em: 27 de março de 2008.
C.W. Lander. "Eletrônica Industrial: teoria e aplicações". Makron Books do Brasil Editora Ltda, 2a Edição, São Paulo, Brasil, 1996.
STMicroelectronics, "L6208 Dmos Driver for Bipolar Stepper Motor". Folha de Dados, setembro de 2003. Disponível em: http://www.st.com/stonline/products/ literature/ds/7514.pdf>. Acesso em: 7 de março de 2007.
D. Arrigo, V. Marano e T. Hopkins. "L6208 Fully Integrated Two Phase Stepper Motor Drive". Application Note 1451, outubro de 2003. Disponível em: http://www.st.com/stonline/books/pdf/docs/8607.pdf>. Acesso em: 7 de março de 2007.
N.G. Bonacorso, V. Noll. "Automação Eletropneumática". Editora Érica, 9ª. Edição, São Paulo, Brasil, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2008 Eletrônica de Potência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.