Conversor CA-CC trifásico bidirecional e isolado de único estágio para aplicação em carregadores veiculares multifuncionais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2024.1.0030

Keywords:

Conversor CA-CC trifásico, Correção do fator de potência, carregador de bateria, veículos elétricos, Dual Active Bridge, phase-shift, G2V, V2G

Abstract

Este artigo apresenta a análise e operação de um conversor CA-CC trifásico, bidirecional e isolado em alta frequência, de único estágio com correção do fator de potência, destinado para aplicação como carregador embarcado de baterias de veículos elétricos. Este conversor pode operar nos modos Grid-to-Vehicle (G2V) e Vehicle-to-Grid (V2G). No lado primário tem-se um conversor boost trifásico intercalado (interleaving) com modulação PWM senoidal para conexão com a rede elétrica, e na saída um barramento CC com ponto médio. O lado secundário é composto por uma topologia em ponte completa com modulação PWM convencional de razão cíclica de 50%. A transferência de potência do lado primário ao secundário é realizada por meio da técnica de defasamento angular (phase-shift), a mesma utilizada em conversores Dual-Active Bridge (DAB). Devido a defasagem natural do sistema trifásico, é possível obter transferência de potência constante, de reduzida ondulação, por meio do controle do defasamento angular também constante. Os princípios de operação do conversor são apresentados e demonstrados por análises qualitativas e quantitativas. Resultados experimentais de um protótipo de potência de 3 kW, tensão de entrada da rede elétrica de 127 V/60 Hz, tensão de saída de 300 V e frequência de comutação de 50 kHz são apresentados. Em conformidade com as análises, o protótipo doconversor apresentou fator de potência de 0,997, potência transferida entre primário e secundário constante e de baixa ondulação e dinâmica satisfatória e rápida durante ensaios de inversão do fluxo de potência.

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Author Biographies

Rafael Felipe Van Kan, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

recebeu o grau de doutor em Engenharia Elétrica (2022) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e os graus de Engenheiro Eletrônico (2014) e Mestre (2017) em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Seus principais tópicos de interesse são: conversores estáticos CC-CC e CA-CC, comutação suave, correção do fator de potência, conversores estáticos aplicados como carregadores veiculares, circuitos de acionamento de semicondutores e sistemas de armazenamento de energia em baterias.

Leonardo Adriano Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

recebeu os graus de Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, Brasil, em 2015 e 2019, respectivamente. Atualmente, é Engenheiro de desenvolvimento de produtos na Electrolux do Brasil S.A. Suas áreas de interesse incluem correção de fator de potência, sistemas interligados à rede elétrica e conversores estáticos aplicados em carregadores veiculares.

Marcello Mezaroba, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

recebeu os graus de Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica em 1996, 1998 e 2001 respectivamente, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2002 é Professor Associado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Santa Catarina (DEE/UDESC). Em 2004 foi um dos sócios fundadores da Empresa SUPPLIER onde atua como Diretor Técnico. É membro do IEEE e da SOBRAEP onde entre 2018 e 2019 atuou como Editor Geral da Revista Eletrônica de Potência (REP) e como presidente no biênio 2020-2021. Suas áreas de interesse incluem comutação suave, processamento de energias alternativas, fontes de alimentação CC e CA, condicionadores de energia elétrica e microrredes de energia.

Cassiano Rech, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

recebeu o grau de Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, em 1999, 2001 e 2005, respectivamente. De 2005 a 2008, foi professor associado do Departamento de Tecnologia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). De fevereiro de 2008 à agosto de 2009 foi professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde setembro de 2009 é professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) da Universidade Federal de Santa Maria. É Senior Member da IEEE e membro da SOBRAEP. Suas principais áreas de interesse são: conversores multiníveis, modelagem e controle de conversores estáticos de potência, fontes alternativas de energia e geração distribuída.

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R. F. Van Kan, Conversor CA-CC Trifásico Bidirecional e Isolado de único estágio para aplicação em Carregadores Veiculares Multifuncionais, Ph.D. thesis, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Joinville, SC, 2022.

Published

2024-04-07

How to Cite

[1]
R. F. V. Kan, L. A. Ramos, M. Mezaroba, and C. Rech, “Conversor CA-CC trifásico bidirecional e isolado de único estágio para aplicação em carregadores veiculares multifuncionais”, Eletrônica de Potência, vol. 29, p. e202404, Apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers