Controle de Velocidade de uma Máquina de Ímãs Permanentes Tolerante a Falhas em Conjunto com Técnica de Máximo Torque por Ampere

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.e202434

Keywords:

Veículos elétricos, Controle tolerante, PMSM, Máximo torque por Ampere, Processor in the loop

Abstract

Com o grande avanço da utilização de veículos elétricos no mundo, devido ao alto nível de concorrência e com a busca da diminuição dos impactos ambientais que os veículos à combustíveis fósseis trazem, existe um crescimento na tentativa de aumentar a confiabilidade e robustez destes veículos. Desta forma, este trabalho traz como objetivo propor um algoritmo de controle para máquinas síncronas de ímãs permanentes PMSM que sejam tolerantes a falhas de circuito ou de interruptor aberto com algoritmo de máximo torque por Ampére, utilizando-se de um inversor trifásico de dois níveis para controle e acionamento da máquina. Em função de prever de forma eficiente o comportamento do sistema de controle minimizando os riscos associados aos testes em alta tensão e com a máquina em falha, é utilizada da técnica de simulação do tipo processor in the loop para validar o código diretamente no processador escolhido. Neste trabalho, é explicado o funcionamento do motor IPM e desenvolvido os modelos de torque para operação em falha. Por fim, são feitas simulações do tipo PIL para validar a análise teórica.

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Author Biographies

João Batista Viana Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Nascido em Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Possui graduação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, Brasil, em 2017, e possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2024. Atualmente é Engenheiro de desenvolvimento sênior na Nidec Drives atuando no desenvolvimento de acionadores de motores trifásicos.

Victor Hugo Kittel Ries, Universidade Federal de Santa Catarina

Nascido em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Possui graduação em Engenharia Elétrica (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis e atualmente (2024) mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gierri Waltrich, Universidade Federal de Santa Catarina

Nascido em Joaçaba, Santa Catarina, Brasil. Possui graduação e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, em 2007 e 2009, respectivamente, e doutorado pela Eindhoven University of Technology, Eindhoven, Países Baixos, em 2013, todos em Engenharia Elétrica. Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Também é membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

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Published

2024-10-04

How to Cite

[1]
J. B. V. Neto, V. H. K. Ries, and G. Waltrich, “Controle de Velocidade de uma Máquina de Ímãs Permanentes Tolerante a Falhas em Conjunto com Técnica de Máximo Torque por Ampere”, Eletrônica de Potência, vol. 29, p. e202434, Oct. 2024.

Issue

Section

Original Papers